Guarda costeira italiana resgata pelo menos 1 mil migrantes

Mais de 300 pessoas morreram na semana passada tentando fazer travessia, que custou 3.500 vidas em 2014

15 fev 2015 - 12h11
(atualizado às 14h48)
Migrantes chegam à Itália fugindo dos conflitos na Líbia
Migrantes chegam à Itália fugindo dos conflitos na Líbia
Foto: Antonio Parrinello / Reuters

A guarda costeira italiana foi ao resgate de pelo menos mil migrantes em dificuldades no mar entre a Europa e o Norte da África neste domingo, na terceira operação do tipo em diversos dias.

A guarda afirmou ter resgatado mais de 130 pessoas de dois barcos de borracha a cerca de 180 quilômetros ao sul da ilha de Lampedusa até agora, e estava trabalhando para salvar mais oito embarcações.

Publicidade

"Estamos, certamente, em mais de mil migrantes" envolvendo a operação de resgate de domingo, disse o porta-voz da guarda costeira em Roma à Reuters.

O melhor clima desde a semana passada encorajou migrantes a fazer a arriscada jornada do Norte da África, onde uma ruptura da ordem na Líbia tornou quase impossível policiar os traficantes que enviam pessoas em barcos frágeis.

Migrante é socorrido por uma equipe da Cruz Vermelha após desembarcar na Itália
Foto: Antonio Parrinello / Reuters

Mais de 300 pessoas morreram na semana passada tentando fazer a travessia, que custou 3.500 vidas no ano passado, mesmo antes de a Itália encerrar a sua missão de busca e salvamento Mare Nostrum, em dezembro.

O navio da guarda costeira Fiorillo e vários cortadores foram enviados para o mais recente resgate, junto com quatro navios mercantes e dois rebocadores que foram desviados para juntar-se à operação. Um navio da Marinha, dois navios de patrulha da polícia e um navio maltês também foram mobilizados, disse o porta-voz da guarda costeira.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se