Feminista seminua protesta na Catedral de Notre-Dame após suicídio

22 mai 2013 - 14h19
(atualizado às 14h23)

Uma ativista do grupo Femen protestou com uma mensagem antifascista escrita sobre os seios nus e com uma pistola de brinquedo nesta quarta-feira na Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dia depois de um intelectual de extrema direita se suicidar com um tiro dentro da igreja.

"Que o fascismo descanse no inferno", dizia a mensagem sobre o tórax da jovem militante feminista, que colocou a pistola falsa na boca, em referência ao suicídio de ontem.

Publicidade

"O Femen faz um apelo pela morte do fascismo no mesmo lugar onde o ativista de extrema direita Dominique Venner se suicidou ontem à tarde. Nossa ativista foi detida pela polícia", escreveu essa organização em sua conta no Facebook.

A líder do movimento, a ucraniana Inna Schevchenko, declarou ao site de notícias "Huffingtonpost.fr" que o ato de protesto é "uma mensagem voltada a todos os que apoiam o fascismo e aos que homenagearam o militante de extrema direita que se suicidou em Notre-Dame, como Marine Le Pen".

No dia anterior, no início da tarde, o escritor ultradireitista Vanner, de 78 anos, deu um tiro na boca em frente ao altar da catedral de Paris quando havia no local cerca de 1.500 pessoas.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações