Copiloto incentivou capitão a ir ao banheiro durante voo

Conteúdo das gravações da caixa-preta foi revelado pela equipe de investigação

30 mar 2015 - 10h29
(atualizado às 14h10)
<p>O copiloto do voo da Germanwings, Andreas Lubitz, em foto de arquivo tirada durante meia maratona em 2009</p>
O copiloto do voo da Germanwings, Andreas Lubitz, em foto de arquivo tirada durante meia maratona em 2009
Foto: Foto-Team-Mueller / Reuters

O copiloto da Germanwings teria planejado friamente a oportunidade de ficar sozinho na cabine, incentivando o piloto a ir ao banheiro. Segundo as gravações da caixa-preta, Andreas Lubitz tranquilizou o capitão, dizendo estar preparado para assumir o voo. As informações são do The Telegraph. 

O capitão Patrick Sondheimer teria reclamado por não ter conseguido ir ao banheiro em Barcelona, antes da viagem. Detalhes da transcrição das gravações vazaram para o jornal alemão Bil, mostrando que mais de uma vez Lubitz tentou convencer o piloto a entregar o controle do voo.

Publicidade

Siga Terra Notícias no Twitter

Busca por destroços de avião continua por terra por causa de mau tempo
Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters

Quando o voo 4u9525 estava estabilizado a 39 mil pés, então, o piloto diz a Lubitz que ele deveria preparar a aeronave para pousar em Düsseldorf, ao que ele responde que “veremos”, podendo ser um sinal de que planejara derrubar a aeronave com outras 149 pessoas.

Nos momentos finais da gravação, Sondheimer pode ser ouvido gritando a Lubitz para abrir a porta. “Pelo amor de Deus, abra a porta", diz, com os gritos dos passageiros sendo ouvidos atrás.

Quase imediatamente, a aeronave começou a descer. Um alarme automatizado pode ser ouvido na cabine anunciando que o avião está descendo muito depressa. Ainda é possível ouvir sons do metal do machado batendo contra a porta da cabine. 

Publicidade

Depois disso, Lubitz não teria falado mais nada, mas é possível ouvir sua respiração, segundo os investigadores.

O acidente

O avião Aibus A320 da companhia aérea Germanwings caiu nesta terça-feira (24) na região dos Alpes franceses, perto da cidade de Barcelonnette, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Nice. A aeronave carregava 144 passageiros e seis tripulantes. Segundo o presidente francês François Hollande, não há possibilidade de sobreviventes.

Vídeo mostra copiloto alemão rindo enquanto aprendia a voar
Video Player

O voo 4U9525 saiu de Barcelona, Espanha, em direção à cidade alemã de Düsseldorf, e desapareceu após 46 minutos da decolagem, por volta das 11h locais, após emitir mensagem de socorro. Equipes de resgate foram encaminhadas ao local, de difícil acesso.

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações