URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cameron garante triunfo inesperado em eleição do Reino Unido

Primeiro Ministro deve continuar no poder por mais cinco anos após votação realizada nesta quinta

8 mai 2015 - 06h11
(atualizado às 07h00)
Premiê David Cameron
Premiê David Cameron
Foto: BBC Mundo / Copyright

Resultados da votação contraria todas as estimativas e indica uma vitória inquestionável do Partido Conservador. Na Escócia, partido nacionalista tem vitória recorde, o que pode abalar a unidade do país.

O Partido Conservador conquistou uma vitória folgada nas eleições parlamentares no Reino Unido, de acordo com os resultados divulgados na manhã desta sexta-feira. O resultado consagra a permanência de David Cameron no cargo pelos próximos cinco anos e contraria as pesquisas de intenção de voto, que apontavam uma disputa acirrada entre os governistas e o Partido Trabalhista.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

Com mais de 97% dos votos apurados, os conservadores já conquistavam 320 dos 650 assentos na Câmara dos Comuns, enquanto o Partido Trabalhista contabilizava 228 cadeiras. Para a maioria parlamentar, são necessários 326 assentos, embora 323 cadeiras bastem para governar, já que os parlamentares da Irlanda do Norte não assistem às sessões.

Em seu discurso da vitória após a divulgação dos resultados preliminares, Cameron afirmou que esta foi uma "grande noite" para seu partido. "Meu objetivo continua simples: governar sob o princípio de um governo para todos", declarou.

O líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, lamentou os resultados das eleições em todo o país. Nesta sexta-feira ele afirmou que sua legenda teve uma noite "bastante decepcionante" após os resultados iniciais indicarem a perda de assentos.

Publicidade

Vitória para os nacionalistas escoceses

O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, declarou nesta sexta-feira que o próximo governo irá enfrentar uma árdua tarefa na tentativa de unir o país, principalmente em razão do resultado na Escócia. "Manter a união do Reino Unido será uma dos maiores desafios que enfrentaremos."

O Partido Nacionalista Escocês (SPN) teve um crescimento gigantesco, saltando de seis para 56 dos 59 assentos destinados à Escócia no parlamento. A maioria dos votos foi tomada do Partido Trabalhista, levanto os nacionalistas a terem a terceira maior bancada na Câmara dos Comuns.

Com o resultado dessas eleições se pode esperar não apenas um refendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia como também o aumento da pressão para um novo referendo sobre a independência da Escócia, mesmo que ela tenha sido rejeitada apenas poucos meses atrás.

Britânicos comparecem às urnas para eleições acirradas
Video Player
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações