EUA publicam montagem de ataques ao Irã inspirada em videogame com ‘pontuação por mortes’

Governo norte-americano transformou os recentes bombardeios realizados em território iraniano em uma espécie de “mostruário” de força

5 mar 2026 - 14h16
(atualizado às 14h57)
EUA publicam montagem de ataques ao Irã com ‘pontuação por mortes’ inspirada em videogame
Video Player

Além das declarações públicas de autoridades dos Estados Unidos sobre a guerra contra o Irã, o governo Trump também vem usando imagens do conflito para mostrar poder e menosprezar o adversário.

Na quarta-feira, 4, o perfil oficial da Casa Branca publicou uma montagem que seguia essa lógica: o governo norte-americano transformou os recentes bombardeios realizados em território iraniano em uma espécie de “mostruário” de força.

Publicidade

O vídeo começa mostrando imagens de um videogame, em que um soldado aciona um ataque aéreo em um tablet, seguido por diversos clipes de bombardeios no Irã. A cada alvo atingido, surge na tela um sinal de "+100", semelhante à pontuação de mortes no jogo de videogame Call of Duty. Durante todo o vídeo, é possível ouvir uma música animada ao fundo, junto com frases retiradas do jogo de tiro, como "estamos vencendo esta guerra" e "tomamos o controle".

Foto:

O vídeo atingiu mais de 42 milhões de visualizações no perfil da Casa Branca na rede social X e gerou debate sobre o uso de contas oficiais do governo norte-americano para publicações que possam transmitir um menor nível de formalidade.

As imagens apresentadas foram divulgadas pelas Forças Armadas dos EUA nos últimos dias e mostram diferentes equipamentos militares iranianos sendo destruídos, incluindo lançadores de mísseis, caminhões de carga, drones e outras aeronaves, além de instalações militares.

Na quarta-feira, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, deu declarações que reforçam a mensagem da publicação. Em coletiva, ele afirmou que o país "está batendo no Irã enquanto eles estão caídos, como deveria ser".

Publicidade

Hegseth detalhou: "Esta não é uma guerra justa, e nem era para ser. Estamos batendo neles enquanto eles estão caídos, exatamente como deveria ser. (...) A Força Aérea do Irã não existe mais. A Marinha deles descansa no fundo do Golfo Pérsico. (...) Eles estão acabados e sabem disso."

Vídeo mostra momento do ataque dos EUA a navio do Irã que deixou 80 mortos
Video Player

De acordo com informações do governo Trump, os EUA já atingiram mais de dois mil alvos no território iraniano, afundaram mais de 20 navios da Marinha iraniana e neutralizaram a presença naval na costa do país do Oriente Médio.

Israel também participou das operações, com ataques frequentes e volumosos contra o Irã, incluindo a capital Teerã. Durante essa sequência de bombardeios coordenados, foi morto o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações