EUA consideram flexibilizar sanções contra "frota paralela" para reduzir tarifas de frete, diz autoridade

15 out 2026 - 06h06
Resumo
O governo Trump estuda flexibilizar sanções contra navios da "frota paralela" para conter os recordes nas taxas de frete marítimo e ampliar o fluxo global de combustíveis. A proposta autorizaria essas embarcações a transportar apenas petróleo não sancionado, mediante aval do Tesouro. A iniciativa surge após a suspensão temporária das sanções ao diesel russo, decisão criticada pela Ucrânia e aliados, em meio à pressão eleitoral sobre Trump para conter a inflação dos combustíveis nos EUA.

O governo Trump está considerando flexibilizar as ‌sanções às chamadas embarcações da "frota paralela" que transportaram petróleo e derivados de países como Rússia, Irã e Venezuela, em um esforço para reduzir as taxas globais de frete, que atingiram níveis recordes, afirmou uma autoridade norte-americana na quarta-feira.

As discussões ocorrem dias depois que o presidente Donald Trump suspendeu ⁠temporariamente as sanções contra o diesel russo, uma medida que gerou uma ‌enxurrada de críticas do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, de países europeus e de alguns pares republicanos de Trump no Senado dos EUA.

Publicidade

Tanto Zelenskiy quanto ‌os senadores norte-americanos classificaram essa medida como ‌um presente ao presidente russo, Vladimir Putin, que proporcionaria à Rússia ⁠receita para continuar financiando sua guerra na Ucrânia.

As novas negociações se concentram na possibilidade de os Estados Unidos permitirem que "petróleo legal" seja transportado em navios anteriormente sancionados, disse a autoridade norte-americana. Isso significa petróleo bruto ou derivados não sancionados por Washington, e não petróleo russo e iraniano, que estão ‌sujeitos a medidas punitivas.

O objetivo é fazer com que mais produtos refinados ‌e petróleo bruto saiam do ⁠Golfo, disse a ⁠autoridade.

O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, disse em um vídeo para o ⁠Congresso Mundial do Petróleo, em Riade, ‌nesta semana, que o ‌governo estava discutindo a flexibilização das sanções contra navios da "frota paralela", em um esforço para reduzir as taxas de frete recordes que têm prejudicado a demanda pelo petróleo bruto dos EUA, de acordo com ⁠o Energy Aspects, um grupo de pesquisa.

Publicidade

Trechos da palestra foram transmitidos nas redes sociais, mas a Reuters não conseguiu obter o vídeo completo nem uma transcrição. O Departamento de Energia informou que o material não estava disponível.

As empresas que desejarem utilizar os ‌navios sancionados teriam que solicitar autorização ao Departamento do Tesouro dos EUA para fazê-lo, disse a autoridade.

O Departamento de Energia afirmou que qualquer ⁠medida para aliviar as sanções contra a frota não ajudaria a Rússia a transportar petróleo ou derivados. O Departamento do Tesouro encaminhou as perguntas ao Departamento de Energia.

Mas a pressão de Trump para levar o diesel russo aos mercados globais rapidamente poderia pressionar os departamentos a permitirem o transporte por meio dessas embarcações.

Publicidade

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os altos preços do petróleo e dos combustíveis representam um risco para Trump nas eleições de meio de mandato de 3 de novembro, nas quais os republicanos esperam manter o controle de ambas as câmaras do Congresso. Ele suspendeu as sanções ao diesel russo até 7 de abril.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações