Estudo de pets, luzes apagadas e poderio militar esmagador: o passo a passo da prisão de Maduro

Donald Trump detalhou o ataque dos Estados Unidos à Venezuela

3 jan 2026 - 17h56
(atualizado às 18h15)
Trump diz que EUA administrarão Venezuela até transição e que 'gastarão bilhões' com petróleo local
Video Player

O presidente Donald Trump detalhou em entrevista coletiva como foi o planejamento do ataque dos Estados Unidos à Venezuela na madrugada deste sábado, 3, que terminou com a captura de Nicolás Maduro.

  •  Luzes apagadas

Múltiplas explosões foram ouvidas neste sábado, 3, em Caracas, capital da Venezuela, em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos
Múltiplas explosões foram ouvidas neste sábado, 3, em Caracas, capital da Venezuela, em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos
Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images

De acordo com o presidente dos EUA, as luzes da capital Caracas "foram apagadas". "Graças a uma certa capacidade que possuímos. Estava escuro. Foi letal”, declarou.

Publicidade
  •  Poderio militar esmagador

Vendado e algemado: Trump divulga primeira foto de Maduro após captura
Video Player

Na análise do ataque, Trump chamou a atenção para o poderio militar esmagador e afirmou que a captura de Maduro aconteceu por “ar, terra e mar”.

Inicialmente, o venezuelano foi levado de helicóptero e depois em um navio até a base de Guantánamo para pegar um voo até Nova York, nos Estados Unidos.

  •  Estudo de pets

Como foi a última aparição de Maduro antes de ser capturado pelos Estados Unidos
Video Player

Durante o planejamento que durou meses, o departamento de Inteligência dos EUA trabalhou para "encontrar Maduro e e entender como ele se moveu, onde ele viveu, onde ele viajou, o que ele comeu, o que ele vestiu e até quais eram seus animais de estimação".

Segundo o general Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto, a ação foi "discreta e precisa" e teve o envolvimento de 150 aeronaves.

Publicidade
  • Ordem de Trump

Trump deu entrevista coletiva neste sábado
Foto: Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A ordem de Trump para o ataque foi dada às 22h46 (da costa leste dos EUA) e teve envolvimento de aeronaves de 20 bases diferentes entre terra e mar. Os militares americanos chegaram na residência de Maduro às 2h, horário local na Venezuela. A área foi isolada pela força de segurança dos Estados Unidos.

  •  Aprovação de Trump

Em sua residência na Mar-a-Lago, na Flórida, Trump acompanhou a operação em uma sala especial, na companhia do alto escalão militar.

“Eu assisti, literalmente, como se estivesse assistindo a um programa de TV. Se você tivesse visto a velocidade, a violência, como isso aconteceu. Foi um trabalho maravilhoso”, declarou Trump ao canal Fox News.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações