URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Rhode Island se torna o 10º Estado americano a aprovar casamento gay

Projeto de lei foi aprovado nesta tarde pela Assembleia Legislativa por 56 votos a favor e 15 contra

2 mai 2013 - 20h52
(atualizado às 20h57)
<p>No final de março, a Suprema Corte debateu a questão do casamento homossexual, ouvindo os argumentos a respeito de uma lei que nega benefícios federais a pessoas do mesmo sexo que sejam legalmente casadas</p>
No final de março, a Suprema Corte debateu a questão do casamento homossexual, ouvindo os argumentos a respeito de uma lei que nega benefícios federais a pessoas do mesmo sexo que sejam legalmente casadas
Foto: Jonathan Ernst / Reuters

Rhode Island se tornou, nesta quinta-feira, o 10º Estado americano a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que agora é legal em toda a região nordeste dos Estados Unidos. O governador Lincoln Chafee, republicano que se tornou independente, assinou o projeto de lei adotado nesta tarde pela Assembleia Legislativa por 56 votos a favor e 15 contra.

"É um dia verdadeiramente histórico para o nosso Estado", declarou Chafee após a votação na capital, Providence, destacando a "tolerância" desse pequeno estado muito católico. O projeto já havia sido aprovado no Senado de Rhode Island, por 26 votos a favor e 12 contra, em 25 de abril. A nova lei entrará em vigor em 1º de agosto.

Publicidade

Os homossexuais já podiam se casar legalmente nos outros Estados do Nordeste, região tradicionalmente mais progressista: Massachusetts (desde maio de 2004), Connecticut (novembro de 2008), Vermont (setembro de 2009), New Hampshire (janeiro de 2010), Nova York (julho 2011) e Maine (novembro de 2012). Ao todo, o casamento gay agora é legal em dez dos 50 estados e na capital, Washington, D.C.

Pelo menos 30 estados aprovaram emendas em suas Constituições, definindo o casamento como a união entre um homem e uma mulher. O governo federal proíbe a união de casais do mesmo sexo, de acordo com a Lei Federal de Defesa do Casamento (DOMA, na sigla em inglês).

Em maio de 2012, porém, o presidente Barack Obama declarou seu apoio ao casamento gay. Em janeiro passado, em seu discurso de posse do segundo mandato, Obama defendeu, explicitamente, os direitos dos homossexuais.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se