Obama é oficialmente empossado presidente dos EUA

20 jan 2009 - 15h06
(atualizado em 20/11/2009 às 15h31)

Barack Obama fez seu juramento com a mão sobre a bíblia de Lincoln e é o novo presidente dos Estados Unidos. Obama repetiu um breve texto de 35 palavras previsto na Constituição. "Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e, na medida de minhas possibilidades, salvaguardar, proteger e defender a Constituição Estados Unidos".

Obama presta juramento sobre a Bíblia de Lincoln
Video Player

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos informou que usaria seu segundo nome, Hussein, apesar do caráter árabe que lhe valeu algumas insinuações por parte dos adversários durante a campanha eleitoral.

Publicidade

O presidente repetiu as palavras lidas para o presidente da Suprema Corte da Justiça, John Roberts. Quase todos os presidentes prestam juramento com a mão sobre a Bíblia. Obama utilizou o exemplar usado em 1861 por Abraham Lincoln.

O primeiro presidente americano, George Washington, concluiu, durante sua primeira posse, em 1789, o juramento com a expressão "Que Deus me ajude!", o que não está previsto na Constituiçao, mas que quase todos os sucessores passaram a usar desde então e Obama seguiu a tradição.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se