O mito das 'balas com sangue de porco' usado por Trump para comentar atentado em Barcelona

Presidente americano se referiu a uma história falsa sobre execução de militantes muçulmanos logo após o ataque na cidade espanhola.

18 ago 2017 - 12h18
(atualizado às 13h19)
Trump
Trump
Foto: BBC News Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou um mito desacreditado sobre um general que teria lutado contra militantes islâmicos usando "balas com sangue de porco" para comentar o ataque em Barcelona na quinta-feira.

O tuíte do presidente foi publicado horas depois que uma van avançou contra pedestres no frequentado calçadão da famosa avenida Las Ramblas, matando 13 pessoas e deixando mais de cem feridos. A polícia disse se tratar de um ataque terrorista; o motorista ainda está foragido.

Publicidade

"Estude o que o general Pershing dos Estados Unidos fazia com terroristas quando eram pegos", disse Trump, em referência a uma história surgida durante a Guerra Filipino-Americana.

Historiadores e checadores afirmaram que o caso nunca aconteceu.

O mito, que andou circulando pela internet, refere-se a ações do general americano John Pershing, que teria ordenado seus soldados a executar 49 de um grupo de 50 "terroristas" usando balas mergulhadas em sangue de porco. O sobrevivente então teria sido libertado para relatar o ocorrido - porcos são considerados animais impuros de acordo com o Islã.

A Guerra Filipino-Americana começou logo após o fim da Guerra Hispano-Americana, vencida pelos EUA em 1998, que passou a controlar os territórios espanhóis de Cuba, Porto Rico, Guam e Filipinas. Os filipinos, entretanto, queriam a independência total, e pegaram em armas contra os americanos.

Publicidade

Pershing era tenente no início deste conflito (que durou até 1902), e comandou várias batalhas contra insurgentes muçulmanos no sul do arquipélago; ele foi nomeado general mais tarde, se tornou comandante das forças americanas na Primeira Guerra Mundial e um dos nomes mais ressonantes da história militar americana.

Em seu tuíte, Trump sugere que o que Pershing fez nas Filipinas "impediu novos atos de terrorismo radical islâmico" por 35 anos.

"Estude o que o general Pershing dos Estados Unidos fez com os terrorista quando os pegou. Não houve mais terrorismo radical islâmico por 35 anos!", escreveu Trump
Foto: Twitter/Reprodução / BBC News Brasil

Durante sua campanha presidencial, Trump repetiu a mesma história, mas na época ele disse que não houve uma insurgência islâmica por 25 anos - desta vez ele falou 35 anos.

A ironia de Trump ter usado um mito desacreditado na mesma semana que afirmou sempre aguardar os fatos antes de comentar atos de terrorismo não passou batida por algumas pessoas, como o jornalista Oliver Darcy.

"Trump disse que gosta de 'saber dos fatos' antes de fazer um comentário. Ele reagiu a Barcelona tuitando um rumor desacreditado", escreveu o jornalista Oliver Darcy no Twitter
Foto: Twitter/Reprodução / BBC News Brasil

O presidente vem sido alvo de duras críticas desde sábado, quando se limitou a dizer que "ambos os lados deveriam ser responsabilizados" pela violência ocorrida em manifestações de grupos de extrema-direita em Charlottesville no fim de semana.

Publicidade

Uma ativista, Heather Heyer, foi morta quando um carro em alta velocidade avançou contra uma multidão que protestava contra os grupos de extrema-direita.

Trump foi criticado até por senadores do seu próprio partido pela demora em condenar os grupos que pregam discurso supremacista e de ódio a minorias.

Imagens chocantes após ataque em Barcelona
Video Player
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações