EUA: preso suspeito de enviar carta envenenada para Obama

17 abr 2013 - 20h58
(atualizado às 21h47)

Agentes federais dos Estados Unidos prenderam um suspeito de ter enviado ao presidente Barack Obama e a um senador cartas contaminadas com rícino, um composto presente na semente da mamona e que é considerado altamente venenoso. O homem foi identificado pela agência Reuters como Paul Kevin Curtis e mora em Tupelo, uma pequena cidade de 35 mil habitantes no Mississipi.

De acordo com um relatório do FBI obtido pela emissora, as duas cartas, com carimbos do dia 8 de abril, incluíam uma frase idêntica: "Ver algo errado e não expor é se tornar um parceiro silencioso para sua continuidade. Eu sou KC e aprovo esta mensagem"

Publicidade

A carta endereçada ao presidente foi interceptada na quarta-feira pelo serviço secreto dos Estados Unidos. Análises iniciais do FBI indicam que a correspondência continha rícino, mesmo conteúdo da carta enviada ontem ao senador democrata Roger Wincker. 

Casa Branca confirma recebimento de carta suspeita
Video Player

"Somente uma análise completa realizada em um laboratório acreditado pode determinar a presença de agentes biológicos, como a rícino. Esses testes estão sendo conduzidos e geralmente levam de 24 a 48 horas", disse o FBI. Segundo autoridades, a correspondência foi recebida em um centro postal da Casa Branca, que no entanto está localizado fora do prédio da residência presidencial. O envelope endereçado a Obama foi imediatamente colocado em quarentena pelo Serviço Secreto dos EUA, disse o FBI.

Na noite de terça, um envelope direcionado para Wincker, um dos líderes democratas do Parlamento, contendo um veneno mortal foi encontrado na correspondência do Capitólio, a sede do Senado americano. O envelope também conteria rícino. 

O veneno foi detectado durante uma inspeção de rotina em uma dependência do prédio do Congresso, e a carta não chegou ao gabinete de Wincker no Capitólio.

Publicidade

O FBI disse que a investigação sobre as cartas não encontrou ligação com a dupla explosão em Boston, que deixou 3 mortos e mais de 170 feridos na segunda-feira. "A investigação sobre essas cartas permanece em andamento, e mais cartas ainda podem ser recebidas. Não há nenhuma indicação de uma ligação com o ataque em Boston", disse o FBI em comunicado.

Na tarde desta quarta-feira, o senador Carl Levin, de Michigan, disse que um de seus escritórios em seu Estado recebeu uma carta "suspeita" e alertou as autoridades. "Ainda não sabemos se a carta representava uma ameaça", disse. 

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se