Equipes de Iowa procuram sobreviventes após tornados

22 mai 2024 - 20h57

Equipes de resgate em Iowa vasculhavam as ruínas de casas e prédios em Greenfield nesta quarta-feira, procurando sobreviventes de um tornado que atingiu a cidade no dia anterior.

Autoridades ainda contabilizavam os mortos, feridos e desabrigados pelo tornado na cidade agrícola de 2.000 habitantes, localizada a cerca de 97 km a oeste de Des Moines, disse o sargento Alex Dinkla, porta-voz da Patrulha do Estado de Iowa, em uma coletiva de imprensa.

Publicidade

"Ainda é uma missão de busca, na medida em que estamos procurando garantir que todos os residentes sejam contabilizados", disse. "Quando temos tantas casas destruídas, totalmente demolidas, queremos nos certificar de que todas as pessoas sejam contabilizadas."

Imagens de Greenfield mostram um caminho de destruição total, com casas reduzidas a estilhaços, detritos espalhados por toda parte e várias turbinas eólicas grandes derrubadas.

"É horrível. É difícil de descrever", disse o governador de Iowa, Kim Reynolds, que declarou emergência de desastre para 15 condados.

O tornado que atingiu Greenfield estava entre um enxame de tornados registrados no sudoeste de Iowa na noite de terça-feira. Pelo menos uma pessoa, uma mulher do condado de Adams, nas proximidades, foi morta pelas tempestades, informou o médico legista do condado.

Publicidade

Reynolds disse que as autoridades estaduais estavam trabalhando para enviar uma solicitação ao presidente Joe Biden para aprovar uma declaração de desastre a fim de obter assistência federal para os residentes do Estado.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se