Dois aviões do mesmo modelo da Embraer sofrem acidente no mesmo dia e local na Tanzânia

Autoridades locais apontam que os aviões apresentaram a mesma falha, um colapso no trem de pouso; ninguém ficou ferido

29 nov 2023 - 19h59
(atualizado em 30/11/2023 às 11h25)
Modelo do Embraer EMB-120 Brasilia, operado pela Air France.
Modelo do Embraer EMB-120 Brasilia, operado pela Air France.
Foto: Reprodução/Wikicommons

Dois aviões do mesmo modelo da Embraer sofreram acidente no mesmo dia e local após apresentarem a mesma falha mecânica na Tanzânia, na última terça-feira, 28, em um intervalo de seis horas. Segundo as autoridades, ambas as aeronaves da fabricante brasileira apresentaram defeitos no trem de pouso na hora do pouso e da decolagem. 

Os acidentes envolvendo os aviões de modelo EMB-120 Brasilia, da Embraer, aconteceram em um aeroporto localizado próximo ao Parque Nacional Mikumi.

Publicidade

O primeiro era um voo operado pela companhia aérea Unity Air Zanzibar, que transportava 30 passageiros, dois pilotos e um comissário. Na ocasião, a tripulação relatou o colapso do trem de pouso no momento da aproximação ao aeroporto. 

Ao tocar no solo, os trens de pouso falharam, e o avião foi amparado pelo nariz. Apesar do susto, ninguém ficou ferido no acidente, e os passageiros puderam continuar o roteiro turístico pelo parque.

O segundo acidente aconteceu em um voo da Sindbard Air, também com 30 passageiros, mas durante a decolagem. 

Assim que deixava o aeroporto, a falha no trem de pouso fez com que o avião colidisse com um prédio ao final da pista de decolagem. Houve um princípio de incêndio, mas também não houve registro de feridos. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram ambas aeronaves acidentadas na pista rudimentar.

Publicidade

A Autoridade de Parque Nacionais da Tanzânia (Tanapa) aponta que, em parceria com a Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos do Ministério de Transportes do país, iniciou uma investigação para determinar as causas do acidente. As atividades no aeroporto não foram interrompidas. 

O Terra questionou a Embraer sobre os acidentes, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Sucesso da aviação nacional, o EMB-120 Brasilia abriu as portas à Embraer para a aviação internacional. De 1983 a 2001, foram entregues 352 modelos do turboélice bimotor para 33 operadores internacionais. O Brasilia deu espaço para o avião a jato ERJ-145. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se