Síria: tribunal aprova candidatura de Assad à presidência

Assad disputará eleições presidenciais com outros dois candidatos; pleito está previsto para 3 de junho

4 mai 2014 - 10h12
(atualizado às 10h14)
Foto: AP

Um tribunal sírio informou neste domingo que aceitou pedidos do presidente Bashar al-Assad e dois outros candidatos para participarem de eleição à presidência no mês que vem.

A Suprema Corte Constitucional aceitou os pedidos de Assad, de Hassan Abdallah al-Nouri e do parlamentar Mahel Abdel-Hafiz Hajjar, afirmou o porta-voz do tribunal Majid Khadra em comunicado transmitido no canal de televisão estatal.

Publicidade

Ao todo, 24 postulantes apresentaram sua candidatura, mas apenas são validadas aquelas que contam com o apoio de pelo menos 35 dos 250 deputados do Parlamento, que só podem votar em um aspirante.

Os candidatos não aprovados podem apelar da decisão do tribunal a partir de amanhã e durante três dias. Após esse prazo, a corte anunciará a lista definitiva dos concorrentes.

Os rivais de Assad não devem representar ameaça séria ao presidente no pleito de 3 de junho, que seus oponentes internacionais e os rebeldes que lutam para derrubá-lo descartam como uma farça.

A Síria proíbe que líderes da oposição em exílio participem da disputa em função de uma cláusula constitucional que exige que os candidatos tenham morado no país continuamente por dez anos.

Publicidade

A constituição também exige que candidatos tenham o apoio de 35 integrantes do parlamento pró-Assad, efetivamente eliminando vozes dissidentes da campanha.

Khadra disse que aqueles cujos pedidos que foram rejeitados têm direito de entrar com recurso no tribunal entre 5 e 7 de maio.

Autoridades não disseram como vão realizar a votação num país em que seis milhões de pessoas abandonaram seus lares e diversas fatias do território permanecem fora do controle do governo.

Com informações da EFE.

Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações