URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Síria excluiu província rebelde de campanha contra pólio, diz agência

17 dez 2013 - 05h05
(atualizado às 05h22)

O governo sírio excluiu uma província dominada por oposicionistas de uma campanha de vacinação contra a poliomielite em 2012, justamente a região onde a doença estourou neste ano. O argumento do regime sírio foi de que a maior parte dos moradores havia fugido, apesar da presença de centenas de milhares de residentes, de acordo com investigação da agência Reuters.

Especialistas em saúde pública afirmam que a exclusão da província da campanha contribuiu para o ressurgimento da poliomielite na região. A pólio, uma doença infecciosa e incurável, e que pode causar paralisia em uma criança, foi erradicada na maior parte do mundo.

Publicidade

Em novembro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que foram registrados 13 casos na província. Outros dois já foram descobertos desde então, no primeiro caso de surto desde 1999 no país, devastado pela guerra civil há mais de dois anos.

No dia 6 de dezembro de 2012, um comunicado da OMS afirmara que, em conjunto com o Ministério da Saúde sírio e com o fundo para crianças da ONU, havia lançado uma campanha para vacinar “todas as crianças menores de cinco anos contra a poliomielite”, envolvendo 4 mil funcionários e voluntários.

A campanha cobriria cerca de 2,5 milhões de crianças em 13 das 14 províncias do país, com exceção de Deir al-Zor, onde a “maioria dos seus moradores haviam de mudado para outras áreas do país”.

A Reuters não conseguiu uma resposta do governo sírio para comentar a exclusão da província, cuja população contava com aproximadamente 1,2 milhão de pessoas, sendo mais de 600 mil menores de 15 anos, segundo dados da OMS. Em dezembro daquele ano, forças rebeldes já haviam conquistado outros territórios no país.

Publicidade
Infográfico mostra a realidade dos refugiados sírios no Oriente Médio

Guerra na Síria para iniciantes
AFP
Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se