Consulado da Itália em SP celebra números em meio a 'reorganização' por cidadania

Sede registrou 53 mil novos inscritos em 2025 e soma 390 mil cidadãos

26 jan 2026 - 16h23
(atualizado às 16h43)

O Consulado-Geral da Itália em São Paulo celebrou mais um ano de crescimento nos números em 2025, em meio a um cenário desafiador por conta das recentes mudanças nas regras para reconhecimento da cidadania por direito de sangue.

Fornara durante evento educativo na comunidade italiana
Fornara durante evento educativo na comunidade italiana
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Ao todo, foram cerca de 53 mil novos inscritos no registro consular, fazendo o total de cidadãos cadastrados chegar a 390.038, um crescimento de 47% em cinco anos. "É como se o consulado de São Paulo fosse a cidade de Bolonha", disse o cônsul-geral Domenico Fornara em coletiva de imprensa na capital paulista.

Publicidade

"Nenhum consulado-geral da Itália no mundo atingiu 53 mil novos inscritos em um ano", acrescentou o diplomata, reforçando as consequências desse aumento: "Os novos cidadãos, a partir do momento em que são reconhecidos como italianos, têm o direito de solicitar outros serviços consulares, como a emissão de passaportes, documentos de identidade ou de nacionalidade dos filhos menores".

De fato, foram emitidos no ano passado 39.571 passaportes e 2.234 vistos de trabalho, enquanto o Consulado passa por uma "profunda reorganização" em sua estrutura devido às recentes restrições na transmissão da cidadania por direito de sangue, tema caro em uma região que abriga uma das maiores comunidades de ítalo-descendentes no mundo.

Uma das mudanças fixou em 31 de maio de 2026 o prazo para pais apresentarem a declaração de vontade para a aquisição de cidadania por parte de filhos menores de idade nascidos no exterior antes de 25 de maio de 2025, o que, segundo Fornara, provocou uma "corrida" ao Consulado.

"Estamos tentando atender a todos", assegurou o cônsul, que acredita que a repercussão da nova lei "despertou" muitos genitores. Além disso, a sede consular de São Paulo passará a emitir o documento de identidade eletrônico em 2026, acumulando "mais uma função".

Publicidade

A fim de evitar uma sobrecarga e eventuais prejuízos ao atendimento nos demais serviços, como o de passaportes, Fornara explicou que a emissão do documento de identidade eletrônico dará prioridade a quem "realmente precisa".

"Se a pessoa está em processo de mudança para a Itália ou pretende comprar um imóvel no país, para estes casos, o documento é válido", exemplificou.

O diplomata lembrou ainda que a sede em São Paulo não se limita aos serviços consulares, ocupando-se também da promoção da Itália em termos culturais, educacionais, tecnológicos e empresariais.

Entre os maiores destaques de 2025 estão os eventos "A Caminho do Interior", um circuito de ópera por municípios de todo o estado de São Paulo, e a "Settimana della Cucina Regionale Italiana", que promove a gastronomia das 20 regiões do "Belpaese". Juntas, essas duas iniciativas movimentaram cerca de 30 mil participantes. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se