Um cientista foi impedido de entrar nos Estados Unidos nesta semana devido às suas opiniões contrárias ao governo Trump, informou Philippe Baptiste, ministro do ensino superior e da pesquisa da França, nesta quinta-feira, 20.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o membro do governo Macron, as autoridades agiram dessa forma devido a conteúdos encontrados em seu telefone que continham mensagens com colegas e amigos nas quais ele expressava sua “opinião pessoal” sobre as políticas científicas do governo Trump.
Apesar de não citar a identidade do cientista, Baptiste informou que o mesmo era parte do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e ia até uma convenção próxima a Houston, no Texas.
“Liberdade de opinião, pesquisa livre e liberdade acadêmica são valores que continuaremos a defender com orgulho”, disse o ministro em um comunicado.
Segundo as leis dos Estados Unidos, funcionários da alfândega têm permissão para revistar o celular, o computador, a câmera ou qualquer outro dispositivo eletrônico de qualquer viajante que cruze a fronteira.