China anuncia sanções contra políticos dos EUA por uigures

Pequim diz que ação é resposta recíproca a Washington

13 jul 2020 - 08h05
(atualizado às 08h17)

A China anunciou nesta segunda-feira (13) sanções contra um diplomata e três parlamentares dos Estados Unidos como uma "resposta às ações equivocadas" de Washington. Os afetados são os republicanos Marco Rubio e Ted Cruz, do Senado, e Chris Smith, da Câmara dos Representantes, e o embaixador Sam Brownback.

Protestos contra a situação dos uigures na China são registrados em diversos países do mundo
Protestos contra a situação dos uigures na China são registrados em diversos países do mundo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Na última quinta-feira (09), os norte-americanos rejeitaram a concessão de vistos para três autoridades chinesas que, supostamente, organizariam a repressão contra a minoria muçulmana que vive em Xinjiang.

Publicidade

"Pedimos que os EUA se abstenham de palavras e ações que interferem e prejudicam os assuntos internos da China", afirmou um dos porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying.

Os Estados Unidos vêm em uma série ações - tanto do presidente Donald Trump como do Congresso - contra a China. Nessa crise específica, além de negarem os vistos, os norte-americanos chegaram a aprovar uma legislação com sanções contra funcionários do governo chinês por conta de abusos de Pequim contra a minoria.

Os uigures são perseguidos desde 2013, com diversas denúncias de ações feitas tanto por governos nacionais como por entidades de defesa dos direitos humanos.

No entanto, as críticas aumentaram após a criação dos "centros de treinamento profissional" por Pequim. Enquanto o governo chinês afirma que os locais são "centros de reeducação", a comunidade internacional diz que as áreas são palco de "torturas e moléstias" contra pessoas detidas arbitrariamente.

Publicidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de meio milhão de muçulmanos foram detidos nesses centros nos últimos anos.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se