Caso de corrupção contra Cristina Kirchner irá a julgamento

Ex-presidente é acusada de lavagem de dinheiro em 'caso Hotesur'

2 mar 2019 - 15h37

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner e seus filhos, Maximo e Florencia, serão julgados pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha por usar uma de suas empresas para desviar verba pública.

Caso de corrupção contra Cristina Kirchner irá a julgamento
Caso de corrupção contra Cristina Kirchner irá a julgamento
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    A decisão foi tomada pelo juiz federal Julián Ercolini e diz respeito ao "caso Hotesur". Até o momento, a data da audiência ainda não foi definida.

Publicidade

    Este será o segundo julgamento enfrentado por Cristina. O primeiro começa em 21 de maio. A ex-presidente argentina é suspeita de ter favorecido o empresário Lázaro Baez com a concessão de mais de 50 obras públicas no valor de US$1,15 bilhões em Santa Cruz, na Patagônia.

    O caso começou a ser investigado em novembro de 2014 e analisa se a família Kirchner cobrou propina através de aluguel de propriedades. De acordo com a Justiça do país, eles formaram "um complexo esquema societário com a finalidade de recolocar no mercado parte do dinheiro obtido com fraudes envolvendo o Estado".

    Além de Cristina e seus filhos, Víctor Manzanares, ex-contador da família Kirchner, Romina Mercado, sobrinha da ex-presidente, e o próprio Báez, preso desde 2016, estão sendo acusados neste esquema de lavagem de dinheiro envolvendo hotéis da família Kirchner na região da Patagônia.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se