Candidato de esquerda López Obrador tem liderança de 24 pontos para eleição no México, diz pesquisa

27 jun 2018 - 08h26

O candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador viu sua vantagem ser reduzida para 24 pontos sobre o adversário mais próximo na disputa presidencial do México, o conservador Ricardo Anaya, antes das eleições presidenciais de domingo, de acordo com pesquisa publicada nesta quarta-feira pelo jornal Reforma.

Candidato presidencial de esquerda do México Andrés Manuel López Obrador 05/04/2018 REUTERS/Daniel Becerril
Candidato presidencial de esquerda do México Andrés Manuel López Obrador 05/04/2018 REUTERS/Daniel Becerril
Foto: Reuters

O ex-prefeito da Cidade do México, que disputa a Presidência do país pela terceira vez, obteve 51 por cento das intenções de voto, segundo o levantamento, frente a 52 por cento em pesquisa semelhante realizada em maio.

Publicidade

Em segundo lugar aparece Anaya, candidato de uma coalizão formada pela legenda de direita Partido Ação Nacional (PAN) e pela sigla de esquerda Partido da Revolução Democrática (PRD), que recebeu 27 por cento das intenções de voto, frente a 26 por cento em levantamento anterior.

Enquanto isso, o candidato de uma aliança liderada pelo governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), JoséAntonio Meade, ex-ministro da Fazenda, ocupa o terceiro lugar com 19 por cento de apoio, sem alteração em relação à pesquisa anterior.

Segundo o jornal, a pesquisa foi feita pessoalmente com 1.200 eleitores entre os dias 20 e 24 de junho.

Em outra pesquisa publicada nesta quarta-feira, López Obrador apareceu ampliando sua vantagem contra o adversário mais próximo para 32 pontos percentuais.

Publicidade

Segundo o levantamento do jornal El Financiero, José Antonio Meade está em segundo lugar com 22 por cento de apoio.

A publicação informou que foram consultados 1.420 eleitores em todo o país entre os dias 15 e 23 de junho.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações