Câmara dos EUA marca votação sobre bilhões de auxílio para Ucrânia e Israel

17 abr 2024 - 19h16

A Câmara dos EUA terá sua tão aguardada votação de um projeto de lei com fundos de auxílio para Ucrânia, Israel e Indo-Pacífico já neste sábado, disse nesta quarta-feira o presidente republicano da casa, Mike Johnson, abrindo caminho para sua possível aprovação, apesar de fortes objeções da ala de direita de seu partido.

O Comitê de Apropriações da Câmara apresentou legislação fornecendo mais de 95 bilhões de dólares em auxílio de segurança -- incluindo 60,84 bilhões de dólares para o conflito na Ucrânia e assistência a parceiros regionais, que lidam com a invasão da Rússia, dos quais 23,2 bilhões seriam utilizados para reabastecer armas, estoques e instalações dos EUA.

Publicidade

Os esforços para aprovar o pacote de segurança ganharam nova urgência após ataques sem precedentes do Irã contra Israel durante o fim de semana, em retaliação a uma suposta ofensiva aérea israelense contra o complexo de embaixada do Irã em Damasco, em 1º de abril.

O projeto de lei que trata de Israel totaliza 26,38 bilhões de dólares. Parte dele cobrirá o custo de operações militares dos EUA em resposta aos ataques recentes. E 9,1 bilhões de dólares do total são destinados a necessidades humanitárias, uma exigência dos democratas para apoiar o projeto.

A medida para o Indo-Pacífico totaliza 8,12 bilhões de dólares.

Johnson afirmou que dará aos membros da Câmara 72 horas a partir da introdução do projeto de lei -- na prática, até o meio-dia de sábado -- para analisá-lo. Ele disse que a câmara votará por sua aprovação final na noite de sábado.

Publicidade

O presidente democrata, Joe Biden, disse que apoia o pacote. Ele pediu que a Câmara o aprove nesta semana e que o Senado faça o mesmo logo depois.

"Eu o sancionarei imediatamente para mandar uma mensagem ao mundo: estamos com nossos amigos e não vamos deixar que Irã e Rússia tenham sucesso", afirmou Biden, em comunicado.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se