Berlusconi rejeita perícia médica e diz que não irá a julgamento

Justiça de Milão adiou processo por conta de situação de saúde

16 set 2021 - 12h05
(atualizado às 12h17)

O ex-primeiro-ministro da Itália e líder do Força Itália, Silvio Berlusconi, criticou nesta quinta-feira (16) a decisão do Tribunal de Milão de submetê-lo a uma perícia médica no âmbito do processo que o julga por corrupção em atos judiciários do caso "Ruby ter".

Berlusconi criticou decisão do Tribunal de Milão
Berlusconi criticou decisão do Tribunal de Milão
Foto: ALESSANDRO DI MEO / Ansa - Brasil

O pedido foi ordenado por conta das constantes internações do político, que estão atrasando o andamento do processo. A sessão do último dia 8 de setembro foi adiada a pedido da defesa de Berlusconi, que alegava que ele deveria ficar "em repouso absoluto" por ordens médicas.

Publicidade

Em uma declaração enviada ao presidente da sétima seção do tribunal, Marco Tremolada, o ex-premiê afirmou que a decisão de submetê-lo "a uma ilimitada perícia psiquiátrica" é "lesiva para minha história e a minha honra", além de um "evidente preconceito em relação a mim".

Por isso, Berlusconi afirma que não pode "aceitar essa decisão" e pede que "se proceda, mesmo com a minha ausência a celebração de um processo que é injusto".

"A Procuradoria no curso da audiência do dia 8 de setembro usou tons e modos muito inaceitáveis na relação comigo e contra os médicos que visitei por diversas vezes", reclamou ainda. Para ele, a submissão a uma perícia "cardiológica, mas também psiquiátrica" está "fora de qualquer lógica" e "mostra desrespeito à minha história e ao meu presente".

Em Milão, o ex-chefe do governo italiano é acusado de subornar garotas de programa que participavam das festas e orgias em suas mansões, as famosas "bunga-bunga", para que elas mentissem em depoimentos à Justiça nos processos "Ruby" e "Ruby bis".

Publicidade

Ele ainda responde por acusações semelhantes em Siena, que deve anunciar o veredito do processo em 21 de outubro, e em Roma, que tem a próxima sessão marcada para 2 de novembro. Segundo as denúncias, o ex-premiê teria pago cerca de 10 milhões de euros para corromper as testemunhas.

O nome do caso refere-se à modelo marroquina Karima el Mahroug, que tinha o apelido de Ruby, e que foi o pivô do escândalo sexual que abalou a imagem de Berlusconi na Itália e no mundo.

No entanto, desde o fim do ano passado, as audiências sofreram uma série de atrasos por conta das internações constantes do líder do Força Itália - sendo seis só em 2021. Os advogados afirmam que ele tem sequelas de quando contraiu Covid-19, além de problemas de saúde crônicos referentes também à idade - ele tem 84 anos.

A postura da nota enviada por Berlusconi contradiz o que o advogado dele, Federico Cecconi, disse no dia do adiamento da audiência, de que a determinação de uma perícia técnica era uma medida "equilibrada". .

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se