Três chineses são mortos e um desaparece no Afeganistão

10 ago 2013 - 08h40
(atualizado às 09h42)

A embaixada da China em Cabul informou que três chineses foram assassinados no que teria sido um ataque premeditado contra pessoas dessa nacionalidade em Cabul. O ataque aconteceu na quinta-feira em um edifício de Cabul e "parece que tinha como alvo cidadãos chineses", disse a embaixada em um breve comunicado divulgado neste sábado pela agência oficial chinesa Xinhua. Na nota, não é detalhada a identidade nem o trabalho das vítimas.

"A embaixada pede urgência ao governo afegão para que tome todas as medidas necessárias para investigar o crime, prender os criminosos e garantir a segurança dos cidadãos e das instituições da China no Afeganistão", diz o comunicado.

Publicidade

A embaixada tinha dito que dois chineses estavam desaparecidos, mas a agência de notícias estatal chinesa Xinhua mais tarde disse que um foi encontrado e levado para um lugar seguro. Uma busca pela outra pessoa desaparecida estava em curso.

A China mantém fortes investimentos e realiza diversos programas econômicos no Afeganistão. O projeto mais importante se localiza na mina de cobre de Aynak, na província de Logar, ao sul de Cabul, onde trabalham mais de 100 operários chineses.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações