Homem fica ferido após detonar artefato em aeroporto de Pequim

20 jul 2013 - 08h55
(atualizado às 13h14)
Médico e policiais atendem o que se acredita ser uma pessoa ferida na explosão
Médico e policiais atendem o que se acredita ser uma pessoa ferida na explosão
Foto: AP

Um homem em uma cadeira de rodas detonou um explosivo caseiro no aeroporto de Pequim neste sábado, ferindo-se e espalhando fumaça pela área de desembarque internacional do terminal 3. Não houve outros feridos e as operações do aeroporto estavam normais após a explosão, informou o aeroporto em comunicado.

Publicidade

A agência oficial de notícias da China, Xinhua, disse que o homem, cujo nome é Ji Zhongxing, de 34 anos, da província de Shandong, detonou o dispositivo após ter sido impedido de entregar panfletos sobre queixas que não foram informadas.

Alguns ativistas chineses e advogados publicaram mais tarde na Internet o que eles disseram ser uma carta de reclamações que Ji tinha escrito. No documento, ele fez referência a um incidente ocorrido em 2005 no qual ele afirma ter ficado parcialmente paralisado, após ter apanhado da polícia no centro industrial da província de Guangdong, Dongguan. Não foi possível verificar a carta modo independente.

Pessoas correm pelo aeroporto após a explosão
Foto: AP
Queixas e medidas extremas

Chineses incapazes de ganhar reparação por queixas recorreram no passado a medidas extremas, incluindo bombas, mas tais incidentes são raros em meio à segurança rígida dos aeroportos.

Publicidade

Um porta-voz do aeroporto se recusou a especular sobre o motivo específico do homem, dizendo que a polícia do aeroporto ainda está investigando o caso. A polícia se recusou a comentar o assunto. Autoridades disseram que o autor do atentado está recebendo tratamento médico após ficar ferido na detonação.

Uma testemunha da Reuters disse que a atividade no aeroporto voltou ao normal cerca de 90 minutos após a explosão e que não havia sinais de segurança extra.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações