URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ganhador do Nobel é demitido por acusação de assédio sexual

Rajendra Pachauri foi afastado do Instituto de Energia e Recursos e já tinha renunciado ao seu posto na ONU

23 jul 2015 - 12h11
(atualizado às 13h55)

Rajendra Pachauri, o reconhecido cientista indiano ganhador do Prêmio Nobel da Paz, foi destituído nesta quinta-feira (23) da direção do Instituto de Energia e Recursos (TERI), por causa da acusação de assédio sexual a uma funcionária.

Rajendra Pachauri já havia renunciado ao seu posto no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU
Rajendra Pachauri já havia renunciado ao seu posto no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU
Foto: Steffi Loos / Reuters

Ontem, Pachauri tinha reassumido a direção-geral do TERI após ter sido afastado em fevereiro, quando a funcionária fez a denúncia. Ele será substituído por Ajay Mathur. Há poucos dias, um tribunal permitiu a Pachauri ter acesso às instalações do TERI, com exceção de dois de seus escritórios.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

A funcionária que teria sido assediada sexualmente desde 2013 por Pachauri lamentou que ele tenha sido "recebido com guirlandas e flores em seu retorno ao escritório" enquanto ela foi "afastada de seu trabalho", em declarações ao canal indiano "NDTV".

Após ser denunciado em fevereiro, Pachauri renunciou à presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, mas decidiu se manter à frente do TERI durante a investigação do caso.

Em 2007, o IPCC, sob a presidência de Pachauri e junto com o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, recebeu o Nobel da Paz por seus esforços em promover e disseminar conhecimento sobre a mudança climática produzida pelo homem e por fixar as bases para as medidas necessárias combatê-la.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se