Autoridades iemenitas frustram plano da Al Qaeda de tomar cidade do sul

7 ago 2013 - 09h49
(atualizado às 10h03)

As autoridades iemenitas frustaram vários planos da Al Qaeda para tomar o controle da cidade de Al Mukala, capital da província sulina de Hadramut, e atacar dois terminais de petróleo e um de gás, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte governamental

O conselheiro de Informação da chefia do Governo, Rayeh Badi, explicou que os ataques ocorreriam entre domingo e segunda -feira.

Publicidade

Badi ressaltou que as medidas adotadas pelos EUA e o Reino Unido no país perante uma grande "ameaça terrorista" alertaram o Governo iemenita, que teve que intensificar a segurança, o que levou à descoberta dos planos.

Os dois terminais de petróleo, contra os quais os terroristas iriam atentar, ficam em Hadramut, junto ao mar Arábico, enquanto o de gás está localizado em Balhaf, na província vizinha de Shabua.

Essa é a usina mais importante de liquefação de gás natural para exportação do país

O anúncio ocorre depois que na madrugada pelo menos sete supostos membros da Al Qaeda morreram em um ataque de um avião não-tripulado dos EUA em Shabua, revelaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes dos serviços de segurança.

Publicidade

Ontem, o Ministério iemenita das Relações Exteriores assegurou que tinha tomado "todas as precauções necessárias" para garantir a segurança das legações diplomáticas, após o alerta mundial dos EUA sobre possíveis atentados terroristas.

Washington pediu na terça-feira a seus cidadãos que abandonassem o Iêmen imediatamente devido à grave ameaça terrorista neste país, enquanto Londres retirou de maneira temporária todo as pessoas de sua embaixada no estado árabe.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se