URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Gbagbo tenta controlar exportações na Costa do Marfim

8 mar 2011 - 12h51
(atualizado às 13h01)

O Governo nomeado por Laurent Gbagbo, da Costa do Marfim anunciou que se reserva o direito exclusivo de compra e exportação de cacau e café, dois principais produtos do país, cuja venda no exterior é proibida por seu rival, Alassane Ouattara.

Com o decreto de Gbagbo, divulgado nesta terça-feira, o país voltaria ao regime anterior a 2000, quando o Estado tinha um fundo de estabilização dos preços dos produtos agrícolas que lhe permitiu controlar todo o processo de comercialização do café e do cacau.

A ordem é uma resposta à decisão de Ouattara, conhecido como o presidente eleito pela comunidade internacional em janeiro de proibir as exportações de café e cacau, para afogar financeiramente as Forças de Gbagbo, que de fato levou a um embargo comercial desses produtos.

O Governo de Gbagbo, na Presidência desde 2000 e ao que a comunidade internacional exigiu que deixe o poder, espera recuperar o controle neste setor vital da economia da Costa do Marfim, pois representam 40% das remessas do país e 20% do Produto Interno Bruto (PIB).

Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo e o embargo das exportações decretado por Ouattara supôs um aumento de preços nos mercados internacionais.

Após as eleições presidenciais do dia 28 de novembro, a Comissão Eleitoral marfiniana anunciou Ouattara como vencedor, resultados que foram certificados pela Operação das Nações Unidas em Costa do Marfim (ONUCI).

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se