Combates entre rebeldes congoleses e exército deixam pelo menos 130 mortos

15 jul 2013 - 13h43
(atualizado às 14h16)

Pelo menos 130 pessoas morreram no leste da República Democrática do Congo (RDC) nos confrontos que começaram ontem, domingo, entre o exército e o grupo rebelde M23, informou nesta segunda-feira o governo. Os combates entre o M23 e o exército congolês recomeçaram em junho em Kivu do Norte, quando os rebeldes ameaçaram voltar a ocupar Goma, como fizeram em novembro de 2012.

Entre os mortos estão 120 insurgentes e 10 soldados das Forças Armadas da RDC, informou o porta-voz do Executivo, Lambert Mende, em entrevista coletiva realizada em Kinshasa. Os confrontos, que continuaram hoje, aconteceram na cidade de Mutaho, a cerca de dez quilômetros de Goma, capital da província de Kivu do Norte, na fronteira com a Ruanda.

Publicidade

"O resultado desses enfrentamentos ainda não é definitivo", informou Mende, ao detalhar que "uma dúzia de rebeldes foram capturados pelas forças leais". "As FARDC responderam com coragem e eficácia a esta agressão contra nosso território", disse o porta-voz governamental, que acrescentou que o exército controla a situação em Mutaho.

Os combates entre o M23 e o exército congolês recomeçaram em junho em Kivu do Norte, quando os rebeldes ameaçaram voltar a ocupar Goma, como fizeram em novembro de 2012. À época, os rebeldes se retiraram de Goma, após a pressão da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e o compromisso do governo da RDC de negociar com eles.

Também em junho começou o envio da brigada de intervenção da Missão da ONU para a Estabilização da RDC (Monusco) na fronteira com Ruanda, a fim de combater aos grupos armados. Soldados da brigada, integrada em sua totalidade por cerca de 4 mil soldados de países da região, patrulham há semanas Goma, capital da província oriental de Kivu do Norte, rica em minerais.

O M23 é composto por soldados congoleses amotinados, alguns deles membros do antigo Congresso Nacional para a defesa da cidade supostamente fiéis ao rebelde Bosco Ntaganda, processado pela Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se