Mudanças no tempo à vsita para o Corpus Christi

Mais umidade e mais ar polar para o BR

24 mai 2016 - 22h55

A forte massa de ar polar que entrou no Brasil esta semana provocou mais temperaturas negativas na Região Sul, outra friagem no Acre e em Rondônia e também mais recordes de frio em 2016 em capitais.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Curitiba, a tarde de 24 de maio foi a mais fria deste ano. As capitais Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram a madrugada mais fria de 2016. Em Rio Branco, capital do Acre, a temperatura mínima vinha variando de 21°C a 23°C desde o dia 4 de maio e baixou para cerca de 16°C nesta terça-feira.

Publicidade

Foto: Climatempo

O centro (região de frio mais intenso) da atual  massa de ar polar que influencia o Brasil passou sobre o Rio Grande do Sul e se desloca para o mar nesta quarta-feira, devendo enfraquecer e se afastar mais do Brasil no decorrer da semana.

Foto: Climatempo

Mas enquanto isto, lá na Terra do Fogo, sul da América do Sul, outro centro de alta pressão polar muito forte já está surgindo. Na imagem acima, a letra A indica a posição deste novo centro de ar polar na madrugada de 24 de maio de 2016. 

Publicidade

Esta nova massa de ar frio avança sobre a Argentina nos próximos dias, mas o seu centro não deve passar pelo Brasil. Mesmo assim, esta grande massa de ar polar terá influência sobre o Brasil durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

No desta semana teremos outra dose de frio sobre parte do Brasil, mas também a formação de novas áreas de instabilidade no centro-sul do país trazendo chuva. Outra

A meteorologista Josélia Pegorim comenta os diferentes efeitos que esta nova e grande massa de ar polar terá sobre o Brasil esta semana.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações