Mudança climática afeta decisão de jovens brasileiros sobre ter filho, diz pesquisa internacional

Estudo feito em dez países mostra que jovens sofrem com ansiedade sobre o futuro do planeta - e os brasileiros têm índices de preocupação acima da média em quase todos os critérios.

14 set 2021 - 06h06
(atualizado às 11h08)
Alagamento em São Paulo; mudanças climáticas aumentam probabilidade de chuvas extremas
Alagamento em São Paulo; mudanças climáticas aumentam probabilidade de chuvas extremas
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Uma pesquisa internacional feita com jovens de dez países mostra que os brasileiros entre 16 e 25 anos são os que mais hesitam em ter filhos por causa das mudanças climáticas.

Quase metade (48%) dos brasileiros entrevistados disseram que as mudanças climáticas os fazem ficar hesitantes em relação a ter filhos. Essa proporção ficou bem acima da média mundial (39%) e foi o maior percentual registrado nos dez países pesquisados - Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Nigéria, Filipinas, Finlândia, Portugal, Brasil e França.

Publicidade

No Reino Unido, por exemplo, a porcentagem de jovens que pensam com hesitação em ter filhos por causa das mudanças climáticas é de 38%. Nos EUA, é de 36% e, na Austrália, de 42%.

O estudo, que ouviu 10 mil pessoas entre 16 e 25 anos e fez perguntas sobre o nível de ansiedade dos jovens em relação às mudanças climáticas, foi feito por pesquisadores de diversas instituições - como o Centro de Inovação em Saúde Global da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e a Universidade de Helsinque - e foi financiado pela plataforma Avaaz.

Fumaça em Brasília, em meio à baixa umidade, em foto de junho; eventos extremos aumentam com as mudanças climáticas
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Os dados coletados no Brasil mostram que os jovens brasileiros têm um nível de ansiedade em relação ao futuro do clima no planeta acima do nível mundial - que já é bastante alto.

A maioria dos jovens entrevistados no Brasil sentem que o governo está falhando com eles (79%), enquanto o índice é de 65% entre jovens britânicos e de 67% entre os australianos.

Publicidade

A maior parte dos jovens brasileiros ouvidos (92%) também acredita que a humanidade falhou em tomar conta do planeta e acham que o futuro é assustador (86%).

Incêndio no Cerrado, em foto de 2020; futuro parece preocupante para maioria dos jovens brasileiros, diz pesquisa
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Essas preocupações não estão desconectadas da realidade.

O último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) mostrou que as mudanças climáticas estão se intensificando e confirmou novamente que elas são resultado das ações humanas. Com elas, eventos climáticos extremos tendem a aumentar.

O relatório mostra que o Brasil será fortemente impactado - a América do Sul terá mais aumento de temperatura que a média global. No país e em outros da América do Sul e América Central, as "temperaturas médias provavelmente aumentaram e continuarão a aumentar em taxas maiores do que a média global", diz um resumo do relatório do IPCC.

O sudeste do continente terá aumento de chuvas - que inclui a região sul do Brasil e parte do sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro.

As consequências para o Brasil são graves, e podem fazer com que o país deixe de ser uma potência agrícola global, na avaliação do cientista Carlos Nobre, que já foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordena o Instituto Nacional de Tecnologia para Mudanças Climáticas.

Publicidade

Ele aponta que o país terá nos próximos anos secas cada vez mais prolongadas, temperaturas mais altas e extremos climáticos que terão um profundo impacto na forma como sobrevivemos e produzimos energia e comida.

Queimada de floresta amazônica ao lado da BR 163 no Pará deixou grande número de árvores mortas (na imagem, sem folhas e esbranquiçadas)
Foto: Marizilda Cruppe/Rede Amazônia Sustentável / BBC News Brasil

Ansiedade generalizada

Os dados mundiais mostram um cenário generalizado de ansiedade sobre as mudanças climáticas, de acordo com a pesquisadora Caroline Hickman, da Universidade de Bath, no Reino Unido, uma das co-autoras do estudo. Segundo ela, os "níveis elevados de estresse psicológico nos jovens estão relacionados à falta de atitude governamental".

Entre os 10 países estudados, os índices de ansiedade e preocupação tendem a ser maiores entre aqueles em desenvolvimento - como Brasil, Nigéria e Filipinas - ou que ficam no hemisfério sul, como a Austrália.

Emissão de gases do efeito estufa aqueceram o planeta; Brasil também sentiu e sentirá consequências
Foto: REUTERS/Ricardo Moraes / BBC News Brasil

Mais da metade dos jovens nos países estudados estão muito preocupados com as mudanças climáticas e acham que terão menos oportunidades que seus pais por conta delas.

Publicidade

O índice de confiança na ação dos governos também é baixo - cerca de 60% dos jovens ao redor do mundo acreditam que os governos ignoram as preocupações das pessoas.

E somente 31% dos jovens acreditam que os governos são confiáveis e 36% acham que eles estão agindo de acordo com a ciência. No Brasil, esses índices são de ambos de 22%.

E apenas 18% dos jovens brasileiros entrevistados acreditam que o governo está protegendo eles, o planeta e as futuras gerações - um índice ainda mais baixo que a média global para esse critério, que é de 33%.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se