Macron propõe Lagarde no comando do BCE em tentativa de romper impasse sobre cargos da UE

2 jul 2019 - 11h03

O presidente da França, Emmanuel Macron, tentou dar fim a um impasse sobre os próximos ocupantes dos principais cargos da União Europeia ao propor, nesta terça-feira, que a francesa Christine Lagarde, atual chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), lidere o Banco Central Europeu (BCE), disseram fontes diplomáticas.

Presidente da França, Manuel Macron, em Bruxelas
02/07/2019
Geoffroy Van Der Hasselt/Pool via REUTERS
Presidente da França, Manuel Macron, em Bruxelas 02/07/2019 Geoffroy Van Der Hasselt/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Em sua proposta, feita a líderes da UE em um terceiro dia de discussões sobre quem ocupará os cargos mais altos do bloco, Macron também propôs a ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, para se tornar presidente da Comissão Europeia.

Publicidade

Os líderes estão tentando equilibrar as afiliações políticas, os interesses variados de diferentes regiões e a falta de mulheres em altos cargos, à medida que buscam os ocupantes para cinco vagas de trabalho que ficarão vagas neste ano.

"As coisas estão indo bem agora", disse uma fonte sobre as discussões em torno da proposta do presidente francês.

Uma fonte diplomática disse que a chanceler alemã, Angela Merkel, a líder mais poderosa da UE, se mostrou "muito positiva" com a proposta do nome de Lagarde, ex-ministra das Finanças francesa de centro-direita. Ela também deve aceitar a proposta de Von der Leyen, que é de origem conservadora assim como Merkel.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se