Lula diz que Deus deixou sertão sem água porque sabia que seu governo traria abastecimento

29 mai 2025 - 12h14
(atualizado às 12h17)

Em visita ao interior da Paraíba nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a longa estiagem do sertão nordestino teria um propósito divino. Durante cerimônia realizada em Cachoeira dos Índios, na entrega do primeiro trecho do Ramal do Apodi, o presidente associou a conclusão da obra a um destino traçado por Deus.

Lula durante visita à estação de bombeamento da EBI
Lula durante visita à estação de bombeamento da EBI
Foto: 3, no Sitio Negreiros - Ricardo Stuckert/PR / Perfil Brasil

"Era uma obra [transposição do Rio São Francisco] que muita gente não acreditava que a gente fosse fazer. Porque fazia 179 anos. Não estou falando de dez anos, estou falando de 179 anos que se prometia água para essa região", disse Lula. "E eu, graças a Deus, descobri uma coisa: Deus deixou o sertão sem água porque sabia que eu ia ser presidente da República e ia trazer água pra cá."

Publicidade

A fala foi recebida com aplausos pelos apoiadores que acompanhavam o evento. O Ramal do Apodi integra o plano de transposição do Rio São Francisco, projeto concebido para levar água ao semiárido e que integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Qual o alcance da obra de abastecimento de água no Nordeste?

O governo federal estima que mais de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas com o abastecimento, que também dependerá da atuação de estados e municípios. A visita de Lula contou com a presença de ministros, como Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Rui Costa (Casa Civil), e marcou a conclusão de mais uma etapa de infraestrutura hídrica prevista no plano federal.

Ainda durante o discurso, o presidente criticou a inércia histórica diante da seca. "Fome por causa da seca é falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país", afirmou, ressaltando que foi o voto do povo nordestino que o levou à presidência em 2022.

Mais cedo, em Pernambuco, Lula assinou uma ordem de serviço de R$ 491,3 milhões destinada à duplicação da capacidade de bombeamento de água no Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se