Exército israelense bombardeia três túneis na Faixa de Gaza

30 set 2009 - 04h09

O Exército israelense bombardeou na terça-feira à noite três túneis que supostamente eram usados para contrabando entre a Faixa de Gaza e o Sinai egípcio, informaram hoje a Efe fontes militares.

O bombardeio da Força Aérea israelense sobre a zona de Rafah, no sul de Gaza, destruiu parcialmente os três túneis e foi "uma resposta aos foguetes Qassam e ao fogo de morteiro disparados desde a faixa contra território israelense nas últimas 48 horas", explicou uma porta-voz militar.

Desde que Israel impôs um ferrenho bloqueio à faixa palestina em junho de 2007, boa parte dos produtos que entram em Gaza, assim como armas e explosivos para as milícias, entram através do mais de cem túneis de contrabando com o Egito.

Na tarde de ontem, dois foguetes Qassam e uma bomba caíram nas regiões israelenses de Ashkelon e Eshkol sem causar vítimas nem danos materiais, informaram fontes israelenses.

Por enquanto, a autoria do ataque não foi reivindicada por nenhuma milícia.

"As Forças de Defesa de Israel consideram a organização terrorista Hamas responsável de manter a calma nas comunidades do sul de Israel e responderá a qualquer tentativa de perturbar essa calma", assinalou a porta-voz militar.

Segundo dados do Exército israelense, desde começos de 2009 as milícias palestinas lançaram mais de 700 projéteis contra seu território.

Publicidade
  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se