Excesso de umidade pode afetar concentração de sacarose da cana

Não há risco para geadas nos próximos 10 dias

3 mai 2017 - 12h14

Pelas imagens de satélite é possível observar a formação de um sistema meteorológico sobre o Paraguai que avança sobre o Brasil nesta quarta-feira (03), onde a previsão será para chuva já ao longo do dia sobre as faixas oeste de Mato Grosso do Sul, Paraná e de Santa Catarina. Há previsão para pancadas de chuva também sobre o sudoeste do Mato Grosso, faixa norte da região Norte e região litorânea do Nordeste.

Publicidade
Foto: Climatempo

Nas demais regiões do Brasil a quarta-feira será de tempo aberto e sem chuva. Porém, a ausência de chuva nas áreas produtoras do Centro-Oeste e do Sudeste não estará causando nenhum empecilho, já que os níveis de umidade do solo continuam bons e as condições ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, café e cana de açúcar são satisfatórias.

Este sistema avança pela região Sul e parte do Sudeste durante a semana e organiza as áreas de instabilidade. Entre quinta (04) e sábado (06) há previsão de chuva em boa parte das regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e regiões sul de Minas Gerais e de Goiás, regiões sul e oeste de Mato Grosso.  A chuva irá manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, mas no caso da cana de açúcar, haverá paralisação da colheita, mas nada que venha causar danos à produtividade, apenas excesso de umidade que poderá afetar a concentração de sacarose pela planta, afetando a produtividade de açúcar e etanol.

Nas demais regiões o tempo segue aberto e sem previsão para chuva generalizada e nem tão pouco em bons volumes. Apenas poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas muito isoladas, de fraca intensidade e de curtíssima duração. 

As temperaturas continuarão tendo grande amplitude, uma vez que as madrugadas continuarão mais amenas e dias relativamente quentes, dentro de um padrão normal para essa época do ano. Não há riscos de formações de geadas ao longo desses próximos 10 dias.

Publicidade

Para os Estados Unidos, o restante da semana será de tempo aberto e sem previsão para chuva, o que irá permitir que os produtores retornem ao campo e consigam avançar com o plantio do milho e da soja. Só há previsão de chuvas ao longo desses próximos 10 dias sobre a faixa leste do País, nas principais regiões produtoras há previsão apenas de eventuais pancadas de chuva. E não há mais previsão para ocorrência de neve nas áreas produtoras de grãos. Ou seja, as condições daqui para frente começarão a ficar bastante favoráveis ao rápido avanço do plantio em todo o Estados Unidos.

Veja também: 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se