Renan Santos reconhece vitória de Lula e cita 'arrogância' do bolsonarismo: 'Falta humildade'

Candidato no primeiro turno pelo partido Missão publicou vídeo nas redes sociais após o petista ser reeleito no segundo turno

26 out 2026 - 00h16
(atualizado às 00h30)
Renan Santos reconheceu vitória de Lula e fez duras críticas ao bolsonarismo
Renan Santos reconheceu vitória de Lula e fez duras críticas ao bolsonarismo
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Candidato no primeiro turno pelo partido Missão, Renan Santos publicou um vídeo em suas redes sociais após a vitória de Lula (PT) na eleição para presidente contra Flávio Bolsonaro (PL). O ex-candidato reconheceu a vitória do petista e fez duras críticas ao movimento bolsonarista. Sem citar o nome do agora ex-senador derrotado nestas eleições, o político citou "arrogância" e "falta de humildade".

O único nome da família Bolsonaro citado por Renan foi o do ex-presidente Jair, eleito em 2018. O representante do Missão atribuiu sua vitória de oito anos atrás aos escândalos que envolviam Lula e o PT na Lava Jato e que houve uma "captura" da direita.

Publicidade

"A eleição de 2018, que Jair Messias Bolsonaro vence por conta da Lava Jato e da prisão do Lula, ele faz uma captura da direita e as pessoas começam a achar que votar contra o PT é ser de direita, e que você precisa gostar da família Bolsonaro ou você não é de direita. Essa arrogância e falta de humildade construíram uma direita que adora falar dos seus números em rede social, que bota as pessoas para dançar e pular, ganha milhões de reais, milhões de likes, milhões de views, milhões de votos... mas que não transforma o Brasil em nada", disse Santos.

Renan ainda disse que o medo das pessoas em ter um governo bolsonarista como o de Jair fortaleceu o PT em mais uma disputa eleitoral.

"A gente viu isso acontecer agora no Sul, Sudeste, em todas as regiões. As pessoas votaram inclusive no PT por medo de ter um governo Bolsonaro e por não ter coragem de votar numa galera tão arrogante. Eles podem ser muito populares, ter milhões de views enganando as pessoas, fazerem todas as dancinhas do mundo, mas falta humildade, é muita humildade", completou. 

Renan Santos ainda afirmou que é impossível dialogar com o eleitorado bolsonarista por se tornar alvo de xingamentos: "Se você não aceita uma opinião deles, você é pisado". O fundador do Missão ainda citou nomes como Douglas Ruas, governador eleito no Rio de Janeiro, como nomes desconhecidos que passaram a ocupar cargos pelo PL.

Publicidade

Renan projetou que o movimento bolsonarista seguirá perdendo eleições caso tente eleger nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos), reeleito governador de São Paulo, e Nikolas Ferreira (PL), deputado federal reeleito em Minas Gerais. 

No fim, sem citar o nome de Flávio, Renan Santos afirmou que a estratégia da campanha dele foi usar Pablo Marçal para atacá-lo e que isso não converteu votos do eleitorado do Missão e nem do candidato do Avante, Augusto Cury. O político aproveitou para elogiar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Então, tá aí um recado, se você quiser voltar a vencer o PT, a gente tem que olhar quem venceu o PT. Na história, um homem venceu o PT duas vezes no primeiro turno, o nome dele era Fernando Henrique Cardoso. Ele não se definia como direita e não ficava pisando em ninguém".

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se