Missão diz que avisou Flávio Bolsonaro sobre filiação fraudulenta e que TSE negou cancelar registro

Flávio apareceu filiado ao partido de Renan Santos, que afirma ter identificado fraude e comunicado o gabinete do senador

13 ago 2026 - 13h39
(atualizado às 14h25)
O senador Flávio Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PL, ao chegar para participar de um almoço com empresários e autoridades locais no município de São Caetano do Sul, no ABC Paulista
O senador Flávio Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PL, ao chegar para participar de um almoço com empresários e autoridades locais no município de São Caetano do Sul, no ABC Paulista
Foto: ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência enfrenta um impasse nesta quinta-feira, 13, após o parlamentar aparecer como filiado ao Missão, de Renan Santos, que também disputa o Palácio do Planalto. A mudança impede, por ora, o registro da candidatura de Flávio na Justiça Eleitoral. O prazo para o procedimento termina no sábado, 15, às 19h. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Liberal protocolou um pedido para desfazer a filiação ao Missão, que já está sob análise.

O Partido Missão afirma, porém, que a filiação foi fraudulenta e que comunicou o gabinete de Flávio sobre o caso ainda no dia 2 de agosto. Segundo a legenda, o sistema identificou a irregularidade e houve uma tentativa de cancelar a filiação no mesmo dia, mas o pedido foi rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sigla afirma ainda que os e-mails enviados ao gabinete do senador foram abertos, mas não tiveram resposta.

Publicidade

Em nota, o Missão afirmou que já tomou medidas para esclarecer o episódio e responsabilizar os envolvidos. “A Missão já está adotando todas as providências cabíveis junto à Polícia Federal e ao TSE, a fim de que os responsáveis pelo crime e pela fraude sejam identificados e exemplarmente punidos. Um relatório com todos os logs, e-mails e IPs será disponibilizado para a imprensa e autoridades”, afirmou a legenda.

Missão afirma que os e-mails enviados ao gabinete de Flávio sobre o caso foram abertos, mas não tiveram resposta.
Foto: Divulgação/Missão

A sigla também disse que “não compactua com filiações de natureza fraudulenta” e que “repudia veementemente episódios dessa natureza”. Por fim, afirmou estar à disposição das autoridades para contribuir com a “completa apuração dos fatos”.

Nas redes sociais, Flávio fez um breve pronunciamento sobre o caso e afirmou: “Vocês viram aí que fraudaram a minha filiação partidária. O sistema vai tentar de tudo para me parar, mas não vai conseguir não, porque Deus está no comando”. O senador, porém, não comentou a afirmação do Missão de que seu gabinete teria sido informado sobre a suposta fraude dias antes.

TSE descarta ataque hacker

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a filiação de Flávio Bolsonaro ao partido Missão não ocorreu por meio de um ataque hacker ao sistema de filiação partidária. Segundo a Corte, houve uso indevido da ferramenta por alguém que tinha as credenciais da legenda para efetivar filiações.

Publicidade

O presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, encaminhou uma representação à Procuradoria-Geral Eleitoral para que sejam tomadas as providências cabíveis e determinou a instauração de um inquérito pela Polícia Judiciária.

Candidatura de Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro foi oficializado pelo PL como candidato à Presidência da República durante convenção realizada em São Paulo, no fim de julho. Na ocasião, afirmou que sua candidatura representava a continuidade do projeto político do ex-presidente Jair Bolsonaro e fez críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para ocupar a vice-presidência na chapa, Flávio escolheu o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), após não obter o apoio esperado de partidos do Centrão, que adotaram posição de neutralidade na disputa. Antes da definição, o senador havia manifestado preferência por uma mulher para a vaga, e a ex-ministra Tereza Cristina (PP-MS) chegou a ser considerada, mas a neutralidade do PP dificultou a escolha.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se