A disputa pelas 54 vagas no Senado em 2026 reflete a polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro nos estados. O presidente divide palanques com 10 governadores, concentrando alianças no Nordeste e somando 19 candidatos do PT. Já Flávio tem o apoio de seis governadores e soma 33 nomes do PL, com mais chapas puras. Em oito unidades federativas, as forças competem contra uma terceira chapa ligada ao Executivo local, enquanto o restante dos estados se divide entre composições regionais e isoladas.
Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) também polarizam a disputa pelas 54 vagas no Senado que estão em jogo nas eleições de 2026.
Em dez Estados do País, os nomes de Lula são apoiados pelos grupos políticos ligados ao governo local. O arco de alianças do PT está concentrado na região Nordeste.
Em outras seis unidades da federação, a chapa do grupo governista é a mesma endossada por Flávio Bolsonaro. Em oito Estados, três chapas concorrem entre si: uma ligada a Lula, outra, a Flávio Bolsonaro, e outra, ao respectivo governador, seja com o mandatário tentando a recondução ou buscando fazer o seu sucessor.
O Estadão mapeou as alianças de Lula e Flávio Bolsonaro nos 27 palanques do País. Numericamente, o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) leva vantagem sobre o petista. São 33 candidatos do PL ao posto do Poder Legislativo, dos quais nove têm apoio de governadores.
Lula conta com 19 nomes do PT em chapas ao Senado, entre os quais cinco são apoiados por chefes de governos estaduais. Além disso, a sigla do presidente tem uma chapa puro-sangue (BA), enquanto o senador conta com três chapas puras (DF, RJ e SC) na corrida pela Casa Alta.
Veja como está a disputa ao Senado em cada unidade da federação.
Norte
Acre
A governadora Mailza Assis (PP) declarou apoio às candidaturas de Gladson Cameli (PP), de quem foi vice, e Márcio Bittar (PL). O último é um dos nomes apoiados por Flávio Bolsonaro no Estado. Além dele, o candidato do PL declarou apoio a Mara Rocha, do MDB. Já o nome de Lula para a disputa no Acre é o ex-senador Jorge Viana (PT), que concorre em uma candidatura isolada.
Amapá
A chapa apoiada pelo governador Clécio Luís (União Brasil) conta com Alliny Serrão, da mesma sigla dele, e com Randolfe Rodrigues (PT). Eles também são os nomes apoiados por Lula. Já a composição com o aval de Flávio é formada por Lucas Barreto (PSD) e Rayssa Furlan (Podemos).
Amazonas
Três chapas rivalizam entre si. O ex-governador amazonense Wilson Lima (União) é o candidato apoiado pelo governador Roberto Cidade, da mesma legenda. Capitão Alberto Neto (PL) e Eduardo Braga (MDB) são, respectivamente, os nomes apoiados por Flávio Bolsonaro e Lula no Estado.
Pará
A chapa ao Senado Federal apoiada pela governadora Hana Ghassan (MDB) — Helder Barbalho (MDB) e Chicão (União Brasil) — está no arco de alianças do presidente Lula. Flávio Bolsonaro declarou apoio aos candidatos Éder Mauro (PL) e Zequinha Marinho (Podemos).
Rondônia
Em Rondônia, o governador Marcos Rocha (União Brasil) apoia Luís Fernando (PSD) para o Senado. Os nomes apoiados por Lula são Luciana Oliveira (PT) e Aires Mota (PV). Já o filho de Jair Bolsonaro apoia uma chapa composta por Bruno Scheid e Fernando Máximo, ambos do PL.
Roraima
O ex-governador Edilson Damião (Republicanos) declarou apoio a Izamar Ramalho (União Brasil) e Helena Lima (PSD). O Estado tem hoje um interino, o Soldado Sampaio, que também disputa o governo com apoio bolsonarista.
Tocantins
Os candidatos alinhados com Flávio Bolsonaro, Eduardo Gomes (PL) e Carlos Gaguim (União Brasil), também são apoiados pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), cuja candidata à sucessão é a senadora Dorinha Seabra (União Brasil). Do outro lado, Lula apoia Paulo Mourão (PT).
Nordeste
Alagoas
Paulo Dantas (MDB), governador de Alagoas, apoia a candidatura de Renan Calheiros (MDB) e José Wanderley (MDB). Os candidatos são os mesmos endossados pelo presidente Lula.
À direita, Arthur Lira (PP) e Marina Candia (PSDB) têm o apoio do senador Flávio Bolsonaro.
Bahia
Candidato à reeleição, governador Jerônimo Rodrigues apoia uma chapa pura composta por Rui Costa e Jaques Wagner. O governador e os dois candidatos ao Senado são do mesmo partido de Lula.
João Roma (PL) e Angelo Coronel (Republicanos) são os nomes endossados pelo filho mais velho de Jair Bolsonaro para as vagas no Senado.
Ceará
O governo de Elmano de Freitas (PT), que tenta a reeleição, apoia Luizianne Lins (Rede) e Cid Gomes (PSB), mesma chapa defendida por Lula. Já Flávio tem como representantes Capitão Wagner (União Brasil) e Alcides Fernandes (PL).
Maranhão
O governador Carlos Brandão (sem partido, ex-PSB) apoia uma chapa própria formada por Roseana Sarney (MDB) e Hilton Gonçalo (Mobiliza). Ela não se confunde com a candidatura isolada apoiada por Flávio Bolsonaro, de Cidônio Gonçalves (PL), nem com a de Lula, que endossa Eliziane Gama (PT).
Paraíba
O governador Lucas Ribeiro (PP) apoia João Azevêdo (PSB) e Nabor Wanderley (Republicanos). Já Lula apoia Azevêdo e declarou apoio a Vital do Rêgo, do MDB, mesmo sem composição formal. Do lado de Flávio Bolsonaro, a candidatura é isolada: Marcelo Queiroga (PL).
Pernambuco
Raquel Lyra (PSD) apoia Eduardo da Fonte (PP) e Túlio Gadelha (PSD) — chapa que não coincide com a de Lula, cujo palanque principal é o de João Campos, com Humberto Costa (PT) e Marília Arraes (PDT) ao Senado.
Ainda assim, tanto Raquel Lyra quanto seus candidatos são nomes alinhados com o presidente. Flávio Bolsonaro, por sua vez, endossou a candidatura de Mendonça Filho (PL).
Piauí
A chapa lulista é a mesma sustentada pelo governador Rafael Fonteles (PT): Júlio César (PSD) e Marcelo Castro (MDB). Do outro lado, Flávio declarou apoio à candidatura de Tiago Junqueira (PL). Ex-ministro de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP) concorre sem apoio formal da família do ex-presidente.
Rio Grande do Norte
Fátima Bezerra (PT) declarou apoio aos candidatos Rafael Motta (PDT) e Samanda Alves (PT). O Estado está entre os arcos de aliança do governo federal.
Do lado de Flávio Bolsonaro, concorrem Styvenson Valentim (Podemos) e Coronel Hélio (PL). Fora do arranjo, Zenaide Maia (PSD), que foi vice-líder do governo no Senado, disputa a reeleição sem apoio formal do Planalto.
Sergipe
À frente do Executivo estadual, Fábio Mitidieri (PSD) apoia os nomes de Rogério Carvalho (PT) e André Moura (União Brasil), chapa defendida por Lula.
Já o grupo de Flávio concorre em mais uma chapa pura do PL, com Rodrigo Valadares e Coronel Rocha.
Centro-oeste
Distrito Federal
A governadora Celina Leão (PP), que concorrerá a um novo mandato, apoia uma chapa pura do PL para o Senado, composta por Bia Kicis e Michelle Bolsonaro. Já o presidente Lula apoia a correligionária Érika Kokay e Leila do Vôlei (PDT) para as vagas ao Senado pela capital federal.
Goiás
Em Goiás, três chapas ao Senado concorrem entre si. O governador Daniel Vilela (MDB) apoia Gracinha Caiado (União Brasil), ex-primeira-dama do Estado, e Vanderlan Cardoso (PSD).
Flávio Bolsonaro endossou os nomes de Gustavo Gayer (PL) e Oséias Varão (PL), enquanto Lula apoia Isaura Lemos (PCdoB) e Cíntia Dias (PSOL).
Mato Grosso
Em Mato Grosso, também há três chapas diferentes concorrendo entre si independentes: o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) apoia a candidatura ao Senado de seu antecessor, Mauro Mendes (União Brasil), que concorre ao lado de Margareth Buzetti (PP).
O grupo de Lula está com Carlos Fávaro (PSD), ex-ministro da Agricultura, e Pedro Taques (PSB), enquanto Flávio apoia o nome de José Medeiros (PL).
Mato Grosso do Sul
Os candidatos alinhados com Flávio Bolsonaro, Reinaldo Azambuja e Capitão Contar, são os mesmos nomes avalizados pelo governador Eduardo Riedel (PP), em outra chapa pura do PL à Casa Alta do Congresso.
Do lado de Lula, Soraya Thronicke (PSB) concorrerá ao cargo ao lado de Vander Loubet (PT).
Sul
Paraná
Três forças políticas disputam as duas vagas ao Senado que estão em jogo. O governador Ratinho Junior (PSD) apoia Alexandre Curi (Republicanos) e Cristina Graeml (PSD).
À esquerda, Lula está com Dr. Rosinha (PT) e Gleisi Hoffmann (PT). À direita, Flávio Bolsonaro aliou-se ao correligionário Felipe Barros e a Deltan Dallagnol (Novo), que registrou a candidatura ao cargo em meio a um impasse jurídico sobre sua elegibilidade.
Rio Grande do Sul
As três chapas gaúchas não se cruzam. O governador Eduardo Leite (PSD) apoia Frederico Antunes (PSD) e Germano Rigotto (MDB). Já o presidente Lula está com Manuela D'Ávila (PSOL) e Paulo Pimenta (PT), enquanto Flávio Bolsonaro declarou apoio aos deputados federais Sanderson (PL) e Marcel van Hattem (Novo).
Santa Catarina
O governador Jorginho Mello (PL) apoia Carol de Toni e Carlos Bolsonaro ao Senado Federal, mais uma chapa puro sangue da sigla de Flávio Bolsonaro.
Do lado de Lula, concorrem Afrânio Boppré (PSOL) e Décio Lima (PT). O senador Espiridião Amin (PP), que tenta a reeleição, concorre por uma "terceira via", opondo-se à chapa de Jorginho Mello sem se aliar à esquerda. Ele apoia o candidato a governador João Rodrigues (PSD), ex-prefeito de Chapecó.
Sudeste
Espírito Santo
O governador Ricardo Ferraço (MDB) apoia Rose de Freitas (MDB) e Renato Casagrande (PSB). Já partido de Lula lançou o senador Fabiano Contarato para a disputa à reeleição e declarou apoio a Casagrande, ainda que não haja composição formal com o ex-governador capixaba.
O grupo de Flávio Bolsonaro aposta em Maguinha Malta (PL) e Evair de Melo (Republicanos).
Minas Gerais
O governador mineiro Mateus Simões (PSD) apoia Carlos Viana (PSD) ao Senado. Embora integrem formalmente a coligação de Simões, Marcelo Aro (PP) e Superman (Novo) concorrem de forma avulsa.
A chapa de Lula no Estado é formada pela ex-prefeita de Contagem Marília Campos (PT) e por Áurea Carolina (PSOL), enquanto o candidato de Flávio Bolsonaro é Domingos Sávio (PL).
Rio de Janeiro
Os fluminenses estão sem governador após a renúncia de Cláudio Castro (PL). O Estado está sob comando de um interino, o desembargador Ricardo Couto, que não tem grupo político nem partido. Dessa forma, não há chapa apoiada pelo Executivo estadual. A disputa fica entre os grupos de Flávio Bolsonaro, com Carlos Portinho (PL) e Carlos Jordy (PL), e de Lula, com Benedita da Silva (PT) e Pedro Paulo (PSD).
São Paulo
O governo paulista, sob Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoia os candidatos André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP) — mesma chapa de Flávio Bolsonaro.
Já Lula apoia suas ex-ministras Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB). À direita, mas sem apoio formal dos bolsonaristas, concorre o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (Novo).