Durante o discurso de comemoração pelo aniversário de 81 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “vergonhosa” a fuga de Flávio Bolsonaro (PL). O candidato derrotado na eleição presidencial deixou o Brasil após a PF pedir para ele entregar os passaportes e viajou aos Estados Unidos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Lamento que ele tenha saído do Brasil porque ele poderia ficar e provar que as acusações não são verdadeiras. Eu tentei fazer com que ele provasse que fosse honesto entregando a minha papelada na Justiça, mas ele se recusou a entregar as dele", declarou o petista, em referência ao durante a campanha para a quebra de sigilos dos dois então candidatos ao Palácio do Planalto.
"Esse cidadão, que foi a figura mais mentirosa que eu já vi na face da Terra, não tem compromisso com a verdade. Esse ato é vergonhoso", completou, ao citar a fuga do adversário.
No discurso para apoiadores e eleitores, Lula comparou a situação de Flávio com a época em que ele mesmo enfrentou o processo pela Lava Jato. Na época, o petista foi julgado e condenado. Porém, pouco mais de dois anos depois, o STF (Supremo Tribunal Federal) anulou o julgamento por vícios no processo.
"Tive muitos convites para sair do Brasil, mas resolvi ficar pq eu queria desmascarar meus acusadores e provar minha inocência. Quando pediram para eu entregar meu passaporte, eu entreguei, mas família Bolsonaro é isso, o Brasil é a segunda pátria deles, a primeira é lamber bota dos Estados Unidos."
Ao deixar o Palácio do Alvorada, Geraldo Alckmin, vice-presidente, conversou rapidamente com a imprensa. "Incompreensível [a fuga de Flavio] eu nunca vi uma coisa dessa."