A Terra brilha vista do espaço?

Se os filmes de ficção científica estiverem certos e existir vida inteligente em outros planetas do Sistema Solar, de uma coisa podemos ter certeza: para os alienígenas, a Terra brilha tanto quanto os astros que enxergamos daqui à noite.

Será que a Terra brilha tanto quanto os astros que enxergamos daqui à noite?
Será que a Terra brilha tanto quanto os astros que enxergamos daqui à noite?
Foto: Getty Images

Publicidade

Segundo Basílio Xavier Santiago, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, isso ocorre porque, sendo um dos oito planetas do Sistema Solar, a Terra é capaz de refletir a luz do Sol que incide nela, assim como fazem os outros planetas.

O brilho da Terra, quando vista de um outro planeta distante, conforme informa o professor, está relacionado a alguns fatores, como a distância da Terra ao Sol, que é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros, e o tamanho da Terra, cerca de 12.600 quilômetros de diâmetro. Depende, ainda, "da distância da Terra ao planeta, que varia conforme a posição em que os dois planetas estão em suas órbitas, e da capacidade da Terra de refletir a luz, que chamamos de 'albedo'".

Publicidade

A Terra vista de Marte, exemplifica Basílio Santiago, seria mais brilhante do que Marte observado daqui. "Isso porque a Terra está mais próxima do Sol, é umas duas vezes maior e reflete 25% mais a luz solar do que Marte", explica.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Luiz Livino de Souza. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações