Justiça dos EUA libera sob fiança estudante brasileiro detido no lugar do pai por agentes da Imigração

Marcelo Gomes da Silva foi preso no sábado, último dia 31, enquanto estava a caminho de seu treino de vôlei em Massachusetts

5 jun 2025 - 20h17
(atualizado às 21h11)
Colegas de classe de Marcelo Gomes da Silva juntam-se a membros da comunidade em manifestação de apoio ao estudante (01/06/2025)
Colegas de classe de Marcelo Gomes da Silva juntam-se a membros da comunidade em manifestação de apoio ao estudante (01/06/2025)
Foto: REUTERS/Brian Snyder

A Justiça dos Estados Unidos decidiu liberar o estudante brasileiro Marcelo Gomes da Silva, que foi detido no lugar do pai por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) no último sábado, dia 31. Ele foi solto nesta quinta-feira, 5, sob fiança de US$ 2 mil, equivalente a cerca de R$ 11,1 mil.

Marcelo, que mora nos EUA desde os cinco anos de idade, foi detido enquanto estava a caminho do treino de vôlei em Massachusetts. Ele estava dirigindo o carro de seu pai e foi preso por agentes da Imigração ao ser parado no trânsito. 

Publicidade

A prisão ocorreu por engano. Conforme as autoridades do ICE informaram, o jovem não era o alvo da investigação que levou à sua prisão – e sim seu pai, que não foi preso. A situação provocou protestos no estado.

Por conta disso, em resposta à ação judicial que alegava que o jovem havia sido detido injustamente, o juiz distrital dos EUA George O'Toole emitiu uma ordem impedindo que autoridades de imigração o transferissem para fora de Massachusetts sem aviso prévio de 48 horas.

Já a decisão que permitiu que o estudante voltasse para sua família e fosse liberado da custódia da Imigração foi da juíza de Imigração Jenny Beverly, em Chelmsford.

Marcelo Gomes entrou no país com um visto de estudante, em 2012. 

Publicidade

*Com informações da Reuters

Suprema Corte autoriza Trump a revogar visto temporário de mais de 500 mil imigrantes nos EUA
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se