Patrocínio

Escola brasileira é "anacrônica", diz secretária do MEC

30 mar 2010 - 09h59

Um dos grandes temas em debate na Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorre até quinta-feira em Brasília, é a questão do investimento em educação. O evento deve aprovar uma proposta para que seja investido 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no ensino público. Mas para a secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, é preciso antes discutir "qual é o projeto de escola para o país".

Na avaliação de Pilar, a escola brasileira hoje não atende às necessidades das novas gerações. "É uma escola anacrônica para crianças e jovens digitais", afirma. Para a secretária, o atual projeto não funciona para a atual geração e precisa de reformas.

Publicidade

Ela participou nesta segunda-feira de um colóquio sobre a ampliação da obrigatoriedade do ensino, aprovada ano passado pelo Congresso Nacional. A partir de 2016, as crianças deverão ser matriculadas aos 4 anos e só poderão deixar as escolas ao concluírem o ensino médio, aos 17 anos.

Para a transformação do atual modelo da escola, seria necessário modificar diferentes etapas e processos da educação. "Você precisa mudar a formação de professores, os equipamentos das escolas, as diretrizes curriculares", disse.

Pilar defendeu que aumentar o financiamento é "muito necessário", mas mais recursos não resolvem os problemas do ensino público "sozinhos"."Não há solução simples para problemas complexos", afirmou.

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se