Enem vai avaliar aluno do 3º ano do ensino médio a partir de 2026, diz ministro da Educação

Camilo Santana fez o anúncio em coletiva de imprensa após a aplicação do Enem neste domingo, 16

16 nov 2025 - 20h25
(atualizado às 22h29)
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025
Foto: CAIO ROCHA/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo, 16, que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai avaliar o aluno do terceiro ano do ensino médio a partir de 2026.

"Às vezes, o aluno faz a prova do Saeb e depois o Enem, e muitas vezes, ele está desmotivado. Então, o foco do adolescente no terceiro ano é o Enem. A prova do Enem é a que ele se dedica mais, foca mais. Teremos resultados mais eficientes. O Inep já fez todos os estudos, avaliou todos os padrões para essa avaliação e já vamos aplicar isso a partir de 2026", disse Santana em coletiva de imprensa hoje à noite após o término da aplicação do Enem 2025.

Publicidade

Sem citar detalhes de como vai funcionar a aplicação, ele afirmou que a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) continua, mas, para o terceiro ano do ensino médio, será o Enem. "Vamos ter condições de avaliar muito melhor através da prova do Enem a qualidade da aprendizagem do ensino médio", pontuou.

Aplicação do Enem em países do Mercosul

Santana também anunciou que solicitou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) um estudo para a aplicação da prova do Enem em países do Mercosul.

"É um estudo para ver a viabilidade para aplicar já em 2026 em Buenos Aires [Argentina], Montevidéu [Uruguai] e Assunção [Paraguai] a prova do Enem em português. Vai ser um estudo ainda que o Inep vai fazer e vamos apresentar no ano que vem", explicou. "A ideia é que a gente possa abrir as portas das nossas universidades para estudantes desses países", acrescentou o ministro.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, ainda informou que o órgão está "estudando a possibilidade de uma aplicação digital nesses países" e que a ideia é concluir o estudo até o final de março do ano que vem.

Publicidade

Segundo dia de provas

A segunda parte do Enem 2025 foi aplicada hoje em 1,8 mil municípios do País. Os candidatos responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza em um período de cinco horas. As provas encerraram às 18h30. Entre os temas que apareceram nas questões, estão a produção de vacinas, a gamificação e o tempo de corrida do velocista jamaicano Usain Bolt.

Em coletiva de imprensa, o ministro destacou que o exame ocorreu "praticamente sem nenhuma intercorrência grave". "Nada que afetou significativamente a realização da prova", afirmou.

Santana disse que o Inep ainda vai consolidar os dados da aplicação deste domingo, mas adiantou que a prova teve aproximadamente 70% de presença. Ele também informou que cerca de 1,7 mil participantes foram eliminados do Enem hoje por motivos diversos.

Segundo o ministro, o gabarito oficial do segundo dia será divulgado na quinta-feira, 20. O resultado final será publicado em janeiro de 2026.

Santana também lembrou que candidatos que não conseguiram comparecer nas provas por problemas logísticos ou acometidos por doenças infectocontagiosas poderão pedir a reaplicação do Enem. O prazo começa nesta segunda-feira, 17. Os pedidos podem ser feitos até as 12h da próxima sexta-feira, 21, na Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Publicidade

No último domingo, 9, primeiro dia do Enem, os candidatos fizeram a primeira parte, com questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem uma redação dissertativa-argumentativa, com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece na região, no período da aplicação regular do exame.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se