Patrocínio

Conheça o site que reúne todas as obras de Machado de Assis

O grande nome do realismo brasileiro figura há anos na lista de obras obrigatórias dos vestibulares

30 jun 2022 - 17h06

As obras de Machado de Assis, um dos nomes mais célebres da literatura, já são de domínio público há algumas décadas - isso muita gente sabe. Mas adeptos da leitura digital também sabem o quanto pode ser difícil encontrar livros organizados e em boa qualidade na imensidão de arquivos dispersos pela internet, ainda mais quando se trata de um escritor tão revisitado e reeditado como Machado de Assis. Um site resolve esse problema de uma vez por todas.

Foto: Arte sobre foto/Wikimedia Commons/Jornal da USP/ / Guia do Estudante

Em Machado de Assis - Vida e Obra, fãs do "Bruxo do Cosme Velho" encontram, além de uma bela homenagem ao autor, o acervo completo de suas publicações organizadas por gêneros.

Publicidade

Lá, é possível acessar romances, contos, poesias, crônicas, peças de teatro, críticas, traduções e miscelâneas escritas pelo autor. Basta clicar no gênero desejado e o leitor se depara com obras como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba (este último, parte da lista de obras obrigatórias da Fuvest). Para os que querem se aventurar em livros menos conhecidos, o site também disponibiliza contos e peças como as Relíquias de Casa Velha e Hoje Avental, Amanhã Luva.

Apesar de desconhecido por muitos, o site não é nenhuma novidade: ele foi lançado em 2008, ano do centenário de Machado, como uma homenagem ao escritor e uma forma de democratizar o acesso a sua obra. O projeto é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público, a biblioteca digital do Ministério da Educação (MEC), e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além das obras, no site também há uma cronologia da vida do autor e uma série de teses e dissertações produzidas sobre ele.

No Brasil, as obras de um escritor tornam-se domínio público quando completados 70 anos de sua morte. Com isso, os livros podem ser acessados a distribuídos gratuitamente, sem necessidade de pagamento de direitos ou autorização.

Publicidade

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839. É um dos maiores nomes da literatura brasileira, sendo a principal referência do movimento literário do Realismo. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1896, e o primeiro presidente da instituição. Além de "Quincas Borba" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Dom Casmurro" é um de seus mais conhecidos romances. Machado f aleceu no dia 29 de setembro de 1908. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se