O Instituto Cervantes, a Agência Efe e a Fundação da Língua Espanhola potencializarão o ensino do espanhol, que no mundo é falado por mais de 400 milhões de pessoas, com finalidades sociais, culturais e econômicas em mercados dominados pelo inglês, o português e o chinês.
Uma estratégia conjunta, fruto de "sinergias, objetivos e compromissos" comuns entre as três partes foi solidificada na iniciativa de "Practica Español", um site informativo que promoverá o ensino gratuito da língua espanhola, cujos detalhes serão apresentados nesta quinta-feira em Valladolid.
O portal é fruto de um convênio assinado no final de 2010 e será uma ferramenta na qual o Instituto Cervantes disponibilizará conhecimentos acadêmicos sobre o espanhol, enquanto a Agência Efe fornecerá sua "capacidade de difusão" e a Fundação da Língua Espanhola se encarregará da cobertura tecnológica.
Os principais destinatários do "Practica Español" são os mercados brasileiro, chinês e o do idioma inglês. Outro projeto que será desenvolvido pela Fundação da Língua Espanhola ao longo de 2011, desta vez sem as parcerias mencionadas, é a criação de uma rádio (na internet e em FM) para divulgar conteúdos ao Brasil e à China.