O que é preciso para se tornar corretor de luxo, como Marcello Antony?

Galã de ‘Paraíso Tropical’ e ‘Senhora do Destino’ anunciou mudança de carreira. Saiba mais sobre profissão

18 jun 2024 - 05h00
Resumo
Marcello Antony anunciou que passará a atuar como corretor de imóveis de luxo em Portugal. O cargo é regulamentado no Brasil, necessitando de título técnico e diploma superior para exercer a profissão, enquanto que internacionalmente os procedimentos podem mudar. Para ser um corretor de imóveis de luxo, é necessário ter conhecimento da área, saber os melhores locais, materiais de qualidade e exercer networking.
Marcello Antony, ex-ator da Globo, anuncia que se tornou corretor de imóveis de luxo
Video Player

O ator Marcello Antony usou as redes sociais para anunciar que agora atua como corretor de imóveis de luxo em Portugal, país que ele mora há seis anos. Em um vídeo, ele disse que está feliz em colaborar com seus clientes e ajudá-los a encontrar o imóvel dos sonhos.

O desejo por uma vida mais calma e o interesse pelas comissões recheadas têm atraído profissionais de ‘perto’ como engenheiros, arquitetos, e de ‘longe’ como advogados e entre outros. Mas, afinal, o que a profissão faz?

Publicidade

Assim como o nome sugere, um agente ou corretor de imóveis é aquele que vende ou aluga imóveis comerciais ou residenciais de forma autônoma ou vinculados a uma imobiliária. Alguns também podem administrar essas propriedades em nome dos proprietários ou empresas. 

Como me tornar um corretor de imóveis?

No Brasil, o cargo é regulamentado através da Lei Federal n° 6.530/78. Para se tornar um profissional na área é necessário ter um título de técnico em Transações Imobiliárias ou de diploma de curso superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários.

De acordo com um artigo de mesmo nome do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP), o interessado pode se matricular numa instituição de ensino que ofereça formação na área. Após a formação, o novo corretor pode pedir o registro em um Creci de sua região

Galã de ‘Paraíso Tropical’ e ‘Senhora do Destino’ anunciou mudança de carreira. Saiba mais sobre profissão
Galã de ‘Paraíso Tropical’ e ‘Senhora do Destino’ anunciou mudança de carreira. Saiba mais sobre profissão
Foto: Reprodução/Getty Images

Internacionalmente, os requisitos podem mudar de acordo com cada país. Em Portugal, onde Marcello está exercendo, não é necessário ter uma formação ou licença na área, mas alguns locais pedem por experiência de trabalho no ramo ou em vendas, além de outras habilidades sociais como ser comunicativo, conseguir conquistar clientes e entre outros. 

Publicidade

De acordo com o Eurodicas, é necessário um licenciamento para mediação imobiliária, que se aplica a quem pretende abrir uma agência imobiliária, que é concedido pelo Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção. 

O que são imóveis de luxo?

São imóveis (residenciais ou comerciais) de alto padrão. Normalmente, costumam levar a ideia de exclusividade e qualidade desde a construção até a sua localização e produto final. Como diz o ditado, aqui, dinheiro não é um problema. E devido a este detalhe, é um nicho bastante procurado entre os profissionais da área. 

Como me tornar um corretor de imóveis de luxo? 

Agora que sabemos o que é o quê, podemos responder a dúvida para aqueles que buscam entrar no nicho. Assim como em outras profissões, é necessário ter algum conhecimento na área, como saber quais são os melhores locais, quais materiais foram utilizados na construção e se são nobres e de qualidade.

“O conhecimento é, sem dúvida, a principal característica de um profissional de vendas que atua no mercado de luxo. [...] Nas pontas dessa negociação, vale lembrar, o comprador e o vendedor costumam ser pessoas que entendem de economia, arquitetura, legislação e têm familiaridade com a compra e venda de imóveis. Estar em uma mesa de negociação com esse público exige conhecimento de várias áreas”, explica Renata Firpo no artigo Quanto ganha um corretor que vende imóveis de alto luxo, da revista Veja Negócios.

Publicidade

Além disso, é importante exercer o networking, pois muitos desses clientes são encontrados em locais específicos de seus ciclos sociais.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se