Patrocínio

1º dia do Enem tem Redação, Linguagens e Ciências Humanas

Quase 5,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer a prova, principal meio de ingresso para universidades públicas e privadas no País

3 nov 2019 - 03h10
(atualizado às 08h42)

SÃO PAULO - O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo, 3, com 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. Quase 5,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer a prova, principal meio de ingresso para universidades públicas e privadas no País.

Por ser o primeiro Enem da gestão Jair Bolsonaro, que tem criticado o conteúdo da prova nos últimos anos, há expectativa de cursinhos preparatórios, professores e candidatos sobre possíveis mudanças no estilo das questões. Já o governo promete um exame "neutro".

Publicidade
Enem 2019: provas começam a ser aplicadas neste domingo (3) para mais de 5 milhões de estudantes em todo o país (Arquivo: 3/10/2016)
Enem 2019: provas começam a ser aplicadas neste domingo (3) para mais de 5 milhões de estudantes em todo o país (Arquivo: 3/10/2016)
Foto: Daniel Teixeira / Estadão Conteúdo

A prova vai ser aplicada em mais de 1,7 mil municípios em 10,1 mil locais de prova. Os portões serão abertos ao meio-dia e serão fechados pontualmente às 13 horas, horário de Brasília. O exame terá início às 13h30 e se encerrará às 19 horas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela elaboração e aplicação da prova, sugere que os candidatos não esqueçam que o cartão de respostas só poderá ser respondido com caneta de cor preta e fabricada com material transparente; além disso, o estudante deve apresentar documento oficial de identificação.

Durante a aplicação da prova, não é permitido o uso de borrachas, corretivos, lápis, lapiseira, livros, manuais, óculos escuros, boné, dispositivos eletrônicos, entre outros itens.

Para o próximo domingo, dia 10, estão marcadas as provas de Exatas e Ciências da Natureza. A publicação dos gabaritos está prevista para o dia 13 e o MEC só deverá liberar as notas em janeiro.

Publicidade

Trânsito

Em São Paulo, os candidatos devem sair com antecedência de casa e é importante ficar atento a alterações no trânsito por causa da prova. A Avenida Paulista,, que integra o Programa Ruas Abertas, terá tráfego livre na manhã de domingo. A Paulista, assim como a Avenida Sumaré e a Rua Medeiros de Albuquerque, em Pirituba, serão fechadas para veículos somente a partir das 13 horas.

A CPTM vai operar com intervalos reduzidos em seis linhas e os trens vão circular com intervalos médios de 12 minutos, das 8 às 14 horas. Na extensão da Linha 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí, o intervalo será de 14 minutos e na Linha 13-Jade será mantido em 30 minutos. Para evitar atrasos, a CPTM recomenda ao passageiro programar a viagem com antecedência. No Metrô, a frota em circulação na Linha 1- Azul contará com mais quatro trens. Na Linha 3- Vermelha, serão mais dois trens em relação a um domingo típico.

Também a SPTrans vai reforçar a frota em 72 linhas, com mais 259 veículos.

Veja também

Estudantes se preparam para primeira etapa do ENEM
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se