São José dos Pinhais é destaque entre os municípios no combate ao cononavírus

22 jun 2020 - 10h29
(atualizado às 13h35)

Assim que ocorreu a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, a prefeitura municipal de São José dos Pinhais passou a adotar medidas para conter possíveis contaminações e desde então tem se destacado por apresentar índices de infecções baixos em comparação com os demais municípios de tamanho parecido no Brasil.

Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais / DINO

São José dos Pinhais foi um dos únicos municípios que criou de forma rápida e funcional uma Unidade de Atendimento Avançado específica para atendimentos e triagens de pessoas suspeitas de casos do Covid-19.

Publicidade

Esta unidade localizada na Avenida Rui Barbosa, número 10471, conta leitos de emergência, leitos de observação, leitos de isolamento, e uma central de triagem para os casos de síndromes respiratórias. A nova Unidade funciona desde abril durante todos os dias da semana, com atendimentos das 7h às 00h. Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, o município segue em um trabalho contínuo no combate do Coronavírus. "A Unidade de Atendimento Avançado é um espaço que vem de encontro ao que nós buscamos, que é conter o avanço desse vírus em São José dos Pinhais e salvar vidas", afirmou o prefeito.

Apesar de apresentar 470 casos confirmados e 16 óbitos, de acordo com boletim divulgado no último sábado (20/06), o município paranaense tem, felizmente, se destacado nas ações de combate à doença e assim desviado de todas as projeções feitas por especialistas.

A Secretária Municipal de Saúde reconhece que as medidas de isolamento social têm sido cruciais para manter o controle da propagação da doença no município. "Desde o início da pandemia, a prefeitura tem feito a divulgação das medidas de precaução da doença, como manter a distância e o isolamento social, higienização das mãos e uso do álcool gel. Tudo isso tem feito a diferença desde o início", afirma. Para a Secretária Municipal de Saúde Débora Chemin, usar máscaras, álcool gel e manter o isolamento ainda são de fundamental importância para conter o avanço do vírus.

Com a chegada do inverno, é natural que haja um aumento de doenças do trato respiratório na cidade. As pessoas ficam mais tempo em locais fechados, com pouca ventilação. E por isso, todos os anos, a secretaria prepara o serviço de saúde para a internação de casos de gripe e pneumonia. Porém, São José dos Pinhais deve enfrentar neste inverno não só as doenças sazonais, como também a pandemia do coronavírus.

Publicidade

E para enfrentar a fase mais aguda da pandemia, a secretária afirma que São José dos Pinhais tem um sistema estruturado e tem se preparado. Na visão da prefeitura, a rede de estruturação das unidades de saúde é um grande diferencial do município.

Para poder receber os casos graves da covid-19, todo um remanejamento de leitos foi feito. Com a política de isolamento social e cancelamento de cirurgias eletivas, o hospital municipal pode aumentar o número de leitos para pacientes com coronavírus.

Ainda no trabalho de prevenção, além de testagens na população, a Prefeitura de São José dos Pinhais, já realizou exames de COVID-19 nos mais de 2 mil servidores da saúde que atuam na linha de frente no município por meio de amostras que foram coletadas nos locais de trabalho dos servidores e encaminhadas para o laboratório municipal.

"Foi uma decisão que tomamos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, pois com esses exames é possível detectarmos os assintomáticos para mantê-los em casa até passar o período de contágio", explicou o prefeito Toninho Fenelon.

Publicidade

"Nós da Secretaria Saúde de São José dos Pinhais temos o dever de ajudar a todos do nosso município, inclusive os nossos servidores da Saúde, que são aqueles que estão todos os dias trabalhando em prol da saúde pública da nossa cidade com coragem e carinho para enfrentar um momento difícil como este", declarou a secretária Municipal de Saúde, Débora Chemin.

Website: http://www.sjp.pr.gov.br/category/saude/

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se