Dias de frio congelante no Sul

Ar polar será muito forte até o dia 13 de junho

6 jun 2016 - 22h04

A população da Região Sul deve se prepara para a uma sequência relativamente longa de dias muito frios, com temperaturas abaixo de zero e geada generalizada. Mesmo com a presença do sol, a sensação de frio será grande.

O período entre 8 e 13 de junho de 2016 deve ser o mais frio do ano até agora por causa da atuação de três massas polares consecutivas, de forte intensidade. O frio deste período deve superar o que foi observado na última de semana de abril e no início de abril, quando a  teve temperatura abaixo de zero por cinco dias consecutivos, entre 27 de abril e 2 de maio. A menor temperatura registrada no Brasil este ano, até o momento, foi 4,3°C em 19 de maio, em , cidade na parte mais elevada da serra catarinense. A medição foi pela pelo Epagri-Ciram. Com forte presença do ar polar nos próximos dias, estas marcas devem ser batidas. Todas as capitais do Sul devem registrar sucessivos recordes de frio nos próximos dias.

Publicidade

Geada generalizada

O ar polar vai atuar forte sobre o Sul por vários dias e os três estados devem registrar temperaturas muito baixas, positivas mas próximas de zero e também abaixo zero. O frio intenso vai provocar geada generalizada no Sul no período de 8 e 13 de junho. Nesta terça-feira, 7, a geada deve ocorrer no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas a partir do dia 8, o fenômeno deve ser observado de forma generalizada e com intensidade moderada a forte, especialmente entre os dias 8 e 12 de junho. No Paraná, deve gear também na Grande Curitiba e no norte do estado.

A população deve ficar atenta com o frio intenso nos próximos dias, pois poderá ocorrer fenômenos como congelamento da água dentro dos canos e formação de lâminas de gelo em poças.

Três doses de frio

Publicidade

O ar polar que já está sobre o Sul será reforçado durante o dia 8 de junho por outra massa polar,  mais forte.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Uma terceira dose de frio deve chegar forte por volta do dia 11 ou 12 de junho, mais intensa do que a do dia 8. A passagem destas massas polares, uma após a outra, vai fazer com que o Sul do Brasil registre temperaturas muito baixas e por vários dias consecutivos.

Foto: Climatempo

O ar polar, frio e seco, vai deixar o Sul com dias de sol e sem risco de chuva. Além da geada, poderá ocorrer nevoeiro no início de manhã prejudicando a visibilidade nas estradas e aeroportos.

Mar agitado

Publicidade

Atenção! O mar vai ficar muito agitado a partir da quarta-feira por causa do deslocamento de um grande ciclone extratropical pela costa da Argentina e do Uruguai. Os ventos fortes serão sentidos no litoral da Região Sul a partir de 7 de junho.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações