Anvisa recomenda comprovante de vacinação para turistas

Governo ainda não adotou sugestão que foi sugerida pelo órgão há duas semanas

25 nov 2021 - 14h30
(atualizado às 15h21)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quinta-feira a recomendação de que seja exigida a vacinação completa de estrangeiros para entrada no Brasil, mas a sugestão enviada à Casa Civil há cerca de duas semanas ainda não foi adotada pelo governo federal.

23/02/2021
REUTERS/Ueslei Marcelino
23/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

A recomendação da Anvisa é que viajantes que cheguem por via aérea devem ter a vacinação completa e realizarem um teste PCR ou de antígenos na chegada ao país. Aqueles que não tiveram tomado a segunda dose da vacina, devem ficar em quarentena, fazer um teste depois de cinco dias e permanecer isolados até o resultado negativo.

Publicidade

Já para a entrada pelas fronteiras terrestres --que continuam fechadas-- a recomendação da agência é que pessoas não vacinadas não sejam autorizadas a entrar no país, com exceção de motoristas de transporte de cargas.

A dispensa da confirmação de vacinação poderia acontecer, segundo a agência, nos casos de país com alta cobertura vacinal e imunidade coletiva.

As recomendações da Anvisa são baseadas na análise de medidas adotadas pelas agências de fiscalização de diversos países e regiões, incluindo Estados Unidos e União Europeia, mas não são obrigatórias. Cabe à Casa Civil tomar uma decisão, o que ainda não foi feito.

As notas foram enviadas no dia 12 de novembro, mas até agora não houve mudança nas medidas de fronteiras. O governo brasileiro não exige passaporte vacinal, mas também não abriu as fronteiras terrestres.

Publicidade

Em entrevista na quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro reclamou das fronteiras fechadas e disse que conversou com o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, mas ressaltou que não mandava nas decisões da agência.

"Da minha parte --eu não decido, não mando na Anvisa, Anvisa é independente-- eu não manteria fronteira fechada", disse. "Tem a questão da economia, no turismo, um montão de coisa."

Bolsonaro se opõe a exigência de comprovante de vacinação em qualquer situação.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se