Salvador em atenção para mais chuva nos próximos dias

Volume de chuva acumulado apenas na primeira quinzena em maio já supera a média histórica. Entenda o que vai fazer a chuva aumentar.

18 mai 2020 - 22h28

Choveu muito na capital no começo na primeira quinzena de maio, mas o sol voltou a predominar no final da semana passada. Até a manhã do dia 18 de maio, o acumulado de chuva estava em aproximadamente 312 mm, sendo que a média (cálculo para o período de 1981/2010) é de 279,8 mm. O acumulado de chuva parcial de maio em Salvador já está cerca de 11% acima da média histórica

Para a região de Salvador, maio é o mês mais chuvoso do ano, de acordo com a climatologia. 

Publicidade

Alta pressão atmosférica

No entanto, um sistema de alta pressão atmosférica, com centro sobre o oceano Atlântico, que estava na altura do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 18, se intensifica e se expande no decorrer desta semana. Este sistema se desloca para leste e ao mesmo tempo vai em direção à costa da Região Sudeste.

Entre a quarta e a quinta-feira, dias 20 e 21 de maio, o centro desse sistema atinge pressão de 1032 hPa, um valor de pressão atmosférico bastante elevado. Esta circulação anticiclônica também pode ser vista no nível de 850 hPa, a cerca de 1500 metros de altitude. 

Foto: Climatempo

Foto de Esmeraldo Camurugi Jr, Salvador (BA)

Publicidade

 

Vento marítimo

Os ventos marítimos gerados por este enorme sistema de alta pressão atmosférica, que fica sobre o mar, vão injetar uma grande dose de umidade sobre o leste da Bahia e a região de Salvador esta semana. Isto vai manter o tempo instável e a chuva será frequente nos próximos dias. 

Entre terça e sexta-feira (19 e 22 de maio), o volume de chuva acumulada pode chegar na casa dos 100 mm, o que faria Salvador ter cerca de 400 mm  antes do mês terminar.

Nova frente fria

Além deste aumento da chuva por causa de infiltração de umidade marítima, há também a preocupação com o aumento da instabilidade por causa de outra frente fria que deve atingir a Bahia na próxima semana. Numa primeira estimativa, esta frente fria deve chegar ao litoral da Bahia no dia 26 de maio.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se